O estaleiro Aker-Promar, subsidiária brasileira do grupo norueguês Aker, terceira maior fabricante mundial de navios e a principal da Europa, conclui o projeto de implementação de seus sistema de gestão empresarial. Usuária do sistema da IFS na Noruega, a empresa estendeu seu contrato para o Brasil, a fim de manter um processo amigável de recebimento e envio de informações entre a matriz e a filial, e implementou a solução IFS Applications.
O projeto envolveu a aquisição dos módulos Distribution, Financial, Project Delivery e Engeneering. ?Hoje grande parte do nosso core business é atendido pelo IFS Applications, desde o contrato fechado para a construção de navios offshore, até a entrega do mesmo, além dos serviços de reparos que realizamos em nosso estaleiro?, comenta Julio Picelli, gerente de TI da Aker-Promar.
A empresa já está lançando ao mar navios projetados com auxílio do IFS Applications. Na prática, a Aker-Promar acompanha pelo sistema o projeto realizado desde o seu planejamento, passando pela engenharia e controle financeiro. ?Isso faz com que tenhamos conhecimento de quanto foi gasto em cada etapa da construção de uma embarcação?, resume Picelli.
O objetivo principal do estaleiro com o projeto foi a melhoria dos seus processos para acompanhar o crescimento rápido da empresa no Brasil e, ao mesmo tempo, obter maior controle da operação através do ganho de qualidade na informação. Ao todo são 40 usuários do sistema. E os investimentos não param por aí. O próximo passo da Aker-Promar é expandir o uso do IFS Applications através de novas implementações, como business intelligence (BI) e portal corporativo.
Para o diretor de serviços da IFS do Brasil, Walmir Cardoso, o número de horas reduzido para a implementação da solução e a sinergia entre a equipe da Aker-Promar e a de consultoria da IFS foram primordiais para que em tão pouco tempo o estaleiro pudesse fazer uso da solução no projeto de construção de seus navios. ?O reconhecimento por parte da IFS dos controles exigidos pelo estaleiro para efetivar seus cronogramas e os limites de orçamento, definidos pela Marinha Mercantil para a construção de embarcações, foi essencial para o êxito desse projeto?, finaliza Cardoso.