O Yahoo assinou nesta segunda-feira, 6/12, um acordo de parceria com a Reuters, para incentivar os leitores a contribuir com fotos e vídeos de fatos noticiosos, criando mais um mecanismo para transformar espectadores em jornalistas amadores, acompanhando a tendência de aplicações para WEB 2.0.
A companhia de Internet criou um sistema de contribuição chamado "You Witness" ("Você testemunha") para receber notícias e informações para a Reuters, que editará e distribuirá para outros meios de comunicação as imagens escolhidas.
O Yahoo vai oferecer as imagens enviadas por usuários como parte de pacotes temáticos a serem colocados no Yahoo News, que disponibiliza, atualmente, notícias de empresas como Associated Press, CNN e a própria Reuters.
Com centenas de milhões de câmeras instaladas em telefones celulares, os consumidores são capazes hoje de tirar fotos e gravar vídeos de alta qualidade.
"Já há muito material de jornalismo amador sendo criado por nossos usuários", disse Scott Moore, chefe do setor de notícias e informações do Yahoo Media Group. "O Yahoo precisava apenas de um processo mais eficiente para pedir e publicar as fotos e os vídeos enviados pelos usuários".
Apesar de voltado inicialmente para a área noticiosa, o projeto do Yahoo pode se ampliar para conclamar os usuários a contribuir com material de outras seções do site, como esportes e entretenimento, disse um porta-voz da empresa.
A partir de terça-feira, os colaboradores poderão enviar fotos para o You Witness por meio de um link situado na página principal de notícias do site Yahoo (http://news.yahoo.com) ou para a Reuters no endereço http://www.reuters.com/youwitness. O Yahoo estuda a possibilidade publicar as páginas em outras línguas.
O Yahoo também é proprietário do site de compartilhamento de fotos Flickr, onde não é raro ver fotógrafos amadores colocando imagens sobre fatos noticiosos.
"Queremos ampliar a iniciativa para incluir histórias escritas. Mas as fotos e os vídeos eram o caminho mais óbvio para se começar", afirmou Moore, que foi publisher da revista online Slate.
1ª Conferência WEB 2.0
Assuntos como esse serão abordados na 1ª Conferência Web 2.0 que acontece no dia 28 de fevereiro e 1º de março do próximo ano, cujo tema é a ?Evolução da Internet.
Promovida pelas revistas TI INSIDE, TELETIME e TELAVIVA, com organização da Converge Eventos, a conferência tem em sua programação palestras e debates sobre o novo perfil do internauta brasileiro; como a Web 2.0 pode abrir novas frentes de negócios; o potencial de mercado; as tecnologias que estão viabilizando a construção dessa nova plataforma.
Ela também vai incluir também palestras sobre como a Web 2.0 pode gerar um novo modelo de comunicação e marketing; os primeiros cases de empreendedores brasileiros; as oportunidades da mídia publicitária com a Web 2.0; e qual a proposta dos portais para abordar esse novo consumidor.
O temário vai abordar:
* mercado brasileiro em números (perfil do usuário, demográfico, aquisitivo, etc);
* tendências e perspectivas de mercado que se abrem com a Web 2.0;
* o que esperar em termos de desenvolvimento e da plataforma tecnológica para a Web 2.0;
* as primeiras soluções das empresas empreendedoras brasileiras;
* Web 2.0 nos dispositivos móveis;
* Novo mercado para a publicidade on line;
* Painel: estratégia e proposta dos portais para a Web 2.0 brasileira
Mais informações e inscrições no site www.convergeeventos.com.br