Sem ter, ainda, obtido sucesso nas negociações para adquirir a EDS, a Deutsche Telekom continua investindo para reforçar a sua unidade de serviços de TI, a T-Systems, que vem enfrentando dificuldades para expandir seu mercado. A mais recente iniciativa nesse sentido foi a nomeação nesta terça-feira (4/12) de Reinhard Clemens, de 47 anos, como novo CEO da T-Systems e membro do conselho de administração do grupo alemão de telecomunicações.
Clemens assume no lugar de Karl-Gerhard Eick, da Deutsche Telekom, que ocupou o cargo interinamente no segundo semestre, após a saída de Lothar Pauly.
"Clemens é um renomado executivo na área de tecnologia da informação e comunicações. Sua experiência e orientação internacional, seguida pela busca de resultados, aumentará o poder da T-Systems e a liderança da Deutsche Telekom no mercado global", enfatizou Klaus Zumwinkel, presidente e superintendente do conselho.
O executivo iniciou carreira em 1990, como gerente geral na Associação da Indústria Automotiva da Alemanha. De 1994 a 2001, trabalhou na IBM, onde ocupou diversas posições nas áreas de vendas e serviços. Em 2001, passou a responder pelas vendas gerais na Systematics AG, quando foi adquirida pela EDS. Posteriormente foi responsável pela integração e o realinhamento da EDS na região da Europa Central, onde desde 2003, ocupou o cargo de presidente e diretor do board da EDS Holding GmbH. Ele é graduado em engenharia elétrica pela RWTH Aachen University na Alemanha.