Pelo segundo ano consecutivo telefonia celular lidera o ranking de reclamações nos Procons de todo o país, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Informações Fundamentadas de 2007, divulgado nesta terça-feira (4/12) pelo diretor do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), Ricardo Morishita, em Brasília.
O cadastro, que reúne as reclamações no período de 1º de setembro de 2006 a 31 de agosto deste ano, mostra que as dez empresas que lideram a lista são do setor, sendo seis das quais fabricantes de telefones celulares (BenQ, Nokia, Gradiente, LG, Samsung e Motorola), duas de assistência técnica (SJ Comércio e Assistência em Telecomunicações e RG Abreu dos Santos) e duas operadoras de telefonia móvel (Oi e TIM).
Segundo o cadastro, as reclamações referentes a esses serviços correspondem a 47,3% das 54,1 mil que chegaram aos Procons no Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.
O levantamento constata que, de cada dez reclamações, oito foram solucionadas. Além disso, mostra que das empresas que lideraram o número de queixas, a maioria passou a apresentar um alto percentual de atendimento às demandas dos consumidores, por causa das reclamações.
Para o diretor do DPDC, as reclamações contra as empresas do setor de telefonia móvel indicam que é necessário tomar medidas para reduzir essa insatisfação. Morishita disse que algumas sugestões, já feitas à Anatel, deverão ser tema de próximas reuniões que os representantes da agência terão com o DPDC.
A lista dos dez problemas que mais geraram reclamações foi encabeçada pela garantia dada aos produtos, principalmente com relação à abrangência e à cobertura. O cadastro mostra ainda que o maior número de reclamações está concentrado na região Nordeste, com 43% do total, seguida do Centro-Oeste, com 25%, Norte, com 17%, Sudeste, 13%, e Sul, 2%.
Este é o segundo ano que o cadastro é divulgado e é resultado da integração eletrônica de 15 Procons estaduais e municipais, que integram o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Para 2008, o DPDC espera a inclusão nesse sistema integrado de mais três Procons: São Paulo, Distrito Federal e Roraima.