A Nokia reduziu sua previsão para indústria de celular, feita em novembro, e agora estima que o mercado mundial totalizará vendas de 330 milhões de unidades no quarto trimestre, ou seja, muito abaixo da projeção inicial de 1,24 bilhão de dispositos vendidos neste ano.
Para 2009, a empresa acredita que o mercado retrocederá cerca de 5% ou mais em relação a este ano. A fabricante finlandesa projeta que o mercado mundial registrará cerca de 4 bilhões de novos assinantes de telefonia celular durante o primeiro trimestre de 2009.
Apesar desse cenário, a Nokia disse que pretende se aproveitar da atual crise internancional para aumentar a sua participação no mercado. Como fatores preponderantes para atingir essa meta, ela destacou a escala e o forte caixa da companhia. "O ano de 2009 será um desafio para a nossa indústria, no entanto, temos uma forte e invejável base de partida, e acredito que continuaremos a reforçar a nossa posição em várias frentes", afirmou o CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo.
O executivo ressaltou que, apoiada na sua flexibilidade operacional, a Nokia está agindo para reduzir os custos de forma adequada ao atual cenário econômico, ao mesmo tempo em que continua empenhada em investir para se manter competitiva no mercado.
Um dos principais segmentos de atuação da empresa, o mercado de serviços de internet nas áreas de música, mapas, media, mensagens instantâneas e de jogos, deve gerar cerca de 40 bilhões de euros até 2011. Já o mercado de serviços de internet como um todo tende a movimentar aproximadamente 100 bilhões de euros em 2010.
A meta da Nokia Software & Services é de atingir vendas líquidas de 2 bilhões de euros ou mais em 2011 e somar 300 milhões de usuários únicos até 2012. Já a Nokia Siemens Networks estima que o mercado de infra-estrutura para telecomunicações também deve cair 5% ou mais em 2009, na comparação com este ano.
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