Vendas de smartphones crescem 11,5% no terceiro trimestre

0

O mercado mundial de smartphones registrou vendas de 36,5 milhões de unidades no terceiro trimestre, um aumento de 11,5% na comparação com o mesmo período de 2007. Apesar da expansão, esta foi a taxa mais baixa de crescimento durante o ano, segundo estudo do Gartner.
"O ambiente econômico atual está afetando negativamente as vendas de aparelhos mais sofisticados", disse Roberta Cozza, principal analista do Gartner. A expectativa, segundo ela, é que o mercado continue a apresentar crescimento, porém num ritmo mais lento.
A analista observa que, embora as principais operadores móveis subsidiem os smartphones para que cheguem com preços mais baixos ao cliente, os contratos com taxas de plano mensal de dados ainda permanecem caro para os usuários.
Segundo o Gartner, a Nokia manteve a liderança absoluta no mercado de smartphones, mas viu sua participação recuar para 42,4% no trimestre, ante 48,7% em igual período do ano passado. Isso ocorreu porque pela primeira vez a fabricante finlandesa registrou um declínio de 3% nas vendas, que totalizaram 15,47 milhões de aparelhos, contra 15,86 milhões no mesmo período de 2007.
Em segundo lugar no ranking, a RIM, fabricante do Blackberry, segue avançando sobre o mercado da Nokia. No terceiro trimestre ela vendeu 5,8 milhões de aparelhos, 81,7% a mais do que no ano anterior, o que fez sua participação de mercado subir de 9,7% para 15,9% na comparação anual.
Já a Apple, que teve o reforço do iPhone 3G, vendeu 4,7 milhões de unidades no período, mais do que o quádruplo dos 1,1 milhão negociados em 2007. Com isso, a empresa de Steve Jobs registrou uma participação de mercado de 12,9%, contra 3,4% um ano antes.
Em relação aos sistemas operacionais de smartphones, o Symbian permaneceu na liderança do mercado com 49,8% de participação durante o terceiro trimestre, embora com uma grande perda de espaço, já que um ano antes seu market share era de 63,1%. O sistema da RIM ficou em segundo, respondendo por 15,9% do mercado, ante 9,7% em 2007.
O sucesso do iPhone 3G foi o grande responsável pelo salto do sistema operacional Mac OS X nos aparelhos móveis, que ultrapassou o Windows Mobile e assumiu a terceira posição no ranking mundial. Enquanto o sistema da Apple viu sua participação de mercado saltar de 3,4%, no terceiro trimestre de 2007, para 12,9% neste ano, a participação do Windows Mobile caiu para 11,1%, ante 12,8% no ano anterior.
Na quebra por região geográfica, a América do Norte foi o mercado que apresentou o mais rápido crescimento de smartphones, com um aumento de 68% nas vendas durante o terceiro trimestre. Logo a seguir aparece a América Latina, com alta de 56%.
Na região que engloba a Europa, Oriente Médio e África (chamada de EMEA), a expansão foi de 14%. Já a região da Ásia-Pacífico registrou uma queda de 11% nas vendas de smartphones no período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.