A Mahindra Group e a IBM anunciaram o desenvolvimento de uma solução de blockchain, com o objetivo de reinventar cadeia de fornecimento de serviços para o varejo em toda a Índia, com os requisitos de segurança, transparência e processos operacionais.
O aplicativo baseado em nuvem, é um dos primeiros projetos desse tipo na Índia fora do mercado bancário tradicional, pois é projetado para transformar as operações de financiamento de comércio B2B através de um livro de contabilidade distribuído, com eficiência, consistência, confiança e transparência, salvaguardando informações confidenciais.
Desconto de fatura é uma das principais fontes de financiamento de capital de giro para muitos fornecedores. Esta nova solução visa permitir que mais fornecedores tenham acesso a crédito, com o objetivo de ampliar inclusão financeira em toda a cadeia de abastecimento.
Esse processo historicamente é considerado difícil, lento e arriscado, exigindo que cada uma das partes mantenham e atualizem manualmente livros separados. Erros humanos durante este processo causam registros inconsistentes, em última análise, resultando em atrasos de pagamentos e capital que não pode ser acessado.
A IBM está se expandindo no mercado de blockchain com ofertas de serviços de consultoria e recursos, trabalhando com clientes para entender o que é preciso fazer usam a solução nos negócios. Através de suas contribuições de código aberto para o consórcio Hyperledger e seus serviços blockchain na nuvem IBM Bluemix, os desenvolvedores podem rapidamente desenvolver aplicativos e testar a segurança, disponibilidade e o desempenho de uma rede de blockchain
Segundo a empresa, serviços financeiros, cadeias de suprimentos, gestão de risco de finanças e logística, IoT, comércio, gerenciamento de direitos digitais e saúde são algumas das áreas que estão preparadas para mudança com uso de redes de blockchain.