Com o avanço da tecnologia, os mais diversos equipamentos eletrônicos estão conseguindo acessar as redes. A chamada "internet das coisas" é o conceito que faz com que geladeiras, impressoras, chuveiros e até casas inteiras estejam conectadas à rede mundial de computadores. Essa facilidade, porém, coloca em alerta autoridades de segurança digital do mundo todo. De acordo com o Federal Bureau of Investigation (FBI), as Smart TVs estão se tornando alvos dos hackers.
A entidade alerta que além dos riscos de que os próprios fabricantes das tvs e desenvolvedores de aplicativos possam estar espiando os clientes, o aparelho também pode acabar sendo uma porta de entrada para hackers. O FBI salienta que Smart TVs inseguras podem facilitar o acesso de um cibercriminoso ao roteador da vítima.
A especialista em infraestrutura de TI e CEO da it.line, Sylvia Bellio, afirma que o recado é bastante pertinente. Ela pontua que muitas pessoas acabam se preocupando somente com computadores e celulares e esquecem que todo aparelho com conexão deve estar configurado com protocolos de segurança.