A Oi Soluções e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) assinaram contrato de parceria para atender o Governo do Estado de Mato Grosso, levando conectividade, gerenciamento (observabilidade), wi-fi e segurança cibernética a todos órgãos do executivo estadual. O projeto vai aumentar o número de pontos conectados, ampliar a velocidade atual e padronizar a arquitetura de segurança das redes, além de trazer redução de custos e inovação tecnológica.
"O projeto vai permitir que os órgãos do governo de Mato Grosso sejam conectados por uma rede única, garantindo a otimização de processos, maior segurança da rede, mais conectividade para a população e redução de custos para o governo", afirmou o head da Oi Soluções, Marcelo Leite, lembrando que o contrato resultou em uma queda de significativa no valor do Megabit contratado.
"É uma iniciativa inédita do Governo do Estado de Mato Grosso, que está sendo atendida com a parceria da Oi Soluções e a MTI e que pode ser aplicada a outros governos estaduais e municipais", acrescentou. Atualmente, os órgãos do executivo são atendidos de forma descentralizada, por meio de diferentes contratos e, a partir da assinatura do contrato, passará a ser coordenado numa visão unificada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
A rede óptica fornecida pela Parceria entre a Oi Soluções e a MTI será instalada em 2.300 pontos, 500 a mais do que os já conectados atualmente. Serão interligados mais de 25 órgãos do estado, entre secretarias, autarquias e fundações. A infraestrutura passará a ter conexão wi-fi seguindo as premissas do Marco Civil e LGPD, a segurança será de 100% em toda a rede. A parceria manterá uma equipe de suporte dedicada para atendimento ao governo.
Para a sociedade, a maior contrapartida social oferecida pela parceria será a oferta de wi-fi gratuito em praças de 141 municípios, a serem definidos pelo governo, de acordo com cronograma de implantação da rede. A ideia é que a população possa acessar os serviços públicos inteligentes já disponibilizados pelo governo de Mato Grosso no aplicativo MT Cidadão, entre outras utilidades.
A Oi Soluções venceu a disputa no chamamento público Nº 001/2022 conduzido pela MTI, por ter atendido aos critérios técnicos exigidos e com a melhor proposta de valores, atingindo assim a maior pontuação no processo.