Tornar residências mais eficientes em termos de energia é a melhoria domiciliar mais popular de acordo com 86% dos consumidores em uma nova pesquisa da Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação. Outras mudanças relacionadas à energia também foram bem avaliadas, com segurança energética vindo em segundo (83%), seguida pelo resfriamento (79%) e independência energética (78%).
De acordo com os resultados da pesquisa anual "The rise of home energy efficiency", o impacto nos preços da recente crise energética global fez com que surgisse um comportamento de economia de energia dentro dos lares. Dos entrevistados, 75% afirmaram que reduziram o uso de energia durante o inverno de 2022-2023, com 72% desses fazendo isso para diminuir contas elétricas, enquanto um terço fez para reduzir as emissões de carbono.
A pesquisa, que contabilizou mais de 9.000 consumidores na Austrália, França, Alemanha, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, também questionou como os consumidores reduziram o uso de energia nesses últimos 12 meses. Dos entrevistados, 45% disseram que tiveram que mudar para lâmpadas LED, 24% começaram a medir o uso da energia em casa e 16% instalaram um termostato inteligente.
Consumidores fazem papel fundamental no combate às causas e impactos das mudanças climáticas
A pesquisa de 2023 descobriu que sete em cada 10 consumidores reconhecem a importância da sustentabilidade e do combate às mudanças climáticas, e 81% dos entrevistados destacaram a importância de os países cumprirem acordos nacionais. No entanto, mais da metade sente que a responsabilidade para reduzir as emissões recai sobre os indivíduos.
Enquanto 55% dos entrevistados consideram importante tornar seus lares neutros em carbono durante a vida, 40% sentem que é improvável que isso vá acontecer: um aumento de 4 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de 2021. O custo de vida é também a principal preocupação dos consumidores quando perguntados sobre as consequências do aumento da temperatura global em mais de 1.5°C, com 86% preocupados a respeito de contas de energia mais altas para o resfriamento e aquecimento.
Eficiência energética vista como chave para enfrentar contas mais altas e preocupações climáticas
Consumidores veem o consumo de energia domiciliar como prioridade, com 68% buscando reduzir a quantidade de energia que usam em casa. Interesse em tecnologias para ajudar a monitorar e reduzir o consumo está alto, mais de 60% dos entrevistados querem monitorar o uso diário de energia, e 40% veem a tecnologia de casa inteligente como uma maneira fácil e acessível para reduzir os custos..
Apesar da pressão financeira contínua, as residências estão dispostas a investir significativamente em medidas de eficiência energética, com uma média de gastos de 1.926 euros planejados nos próximos 12 meses.
Soluções domésticas inteligentes e sustentáveis que ajudam a gerenciar energia mais eficiente estão se tornando populares. Consumidores expressam um crescimento de interesse em termostatos e monitores de energia inteligentes, sua popularidade aumentando em 3 e 4 pontos percentuais, respectivamente, em comparação com os resultados encontrados na pesquisa de 2021.
A crescente popularização de soluções para casa conectada, como as Soluções de Gerenciamento de Energia Residencial da Schneider Electric, para automatizar e controlar a produção, armazenamento e custos de energia nas casas, também está mudando a percepção das pessoas sobre alcançar emissões zero. Aqueles entrevistados que já possuem e usam tecnologia de casa inteligente hoje são duas vezes mais otimistas sobre alcançar a emissão zero em suas casas, comparados com aqueles que ainda não investiram nessa solução.
"Com a oscilação nos preços atualmente e o aumento da preocupação sobre a crise climática, o uso de energia nas casas está em destaque como nunca. Por isso, nossa pesquisa é muito fascinante. Falando com mais de 9.000 consumidores globalmente, conseguimos ganhar informações valiosas sobre os desafios, oportunidades e impulsionadores-chave associados com a sustentabilidade e eficiência energética em casa", disse Michel Lotfy Gierges, Vice-presidente Executivo de Residências e Distribuição da Schneider Electric.
"O que foi reiterado é que a mudança de comportamento tem sido, há muito tempo, essencial na redução das contas de energia e na emissão de carbono. É encorajador ver consumidores no mundo todo fazendo ajustes no estilo de vida e melhorias em seus lares que trazem benefícios tanto individuais quanto para a sociedade como um todo. Apesar da queda do otimismo em relação à emissão zero, muitos dos entrevistados são defensores assíduos em viver de forma mais sustentável, e a Schneider Electric irá continuar investindo em soluções de gerenciamento de energia nas casas, permitindo que residências no mundo todo alcancem isso".