Após lançar sua nova marca com o objetivo de fortalecer seu posicionamento no mercado de cibersegurança, a CG One, anuncia o lançamento de uma plataforma que mensura a maturidade das empresas em cibersegurança.
A avaliação é feita em comparação às práticas recomendadas pelo NIST Cibersecurity Framework 2.0, um dos guias mais utilizados por profissionais de segurança digital para obter orientação no combate aos riscos cibernéticos. O National Institute of Standards and Technology (NIST) é uma agência governamental não regulatória da administração de tecnologia do Departamento de Comércio dos Estados Unidos e cria normas e diretrizes sobre segurança da informação.
A solução desenvolvida pela empresa é uma ferramenta gratuita de autoavaliação que tem como objetivo auxiliar as organizações a compreenderem o quanto estão protegidas com as medidas atuais de cibersegurança a partir de respostas fornecidas em um formulário. Com base nas informações obtidas, a CG One prepara um relatório personalizado com o resultado e com as recomendações para que a companhia possa dar o próximo passo na evolução da segurança cibernética.
De acordo com Rodrigo Rocha, Gerente de Arquitetura de Soluções da CG One, a ferramenta visa apoiar as corporações na avaliação e no aprimoramento de suas práticas e iniciativas de proteção cibernética de maneira holística e estruturada. "Os resultados obtidos atuam como um roteiro detalhado de como fortalecer a defesa contra ameaças digitais e facilita a conformidade com as normas de segurança, promovendo um ambiente digital mais seguro e resiliente," afirma.
Interpretando o relatório
Os resultados são divididos a partir de índices de maturidade geral e dos graus individuais para cada uma das seis capacidades do framework de segurança do NIST (identificar, proteger, detectar, responder, recuperar e governar), sendo classificados em três níveis: inicial, intermediário e avançado.
Empresas classificadas em nível inicial estão com baixa adesão ao NIST Cibersecurity Framework, o que significa que algumas práticas de cibersegurança precisam ser desenvolvidas para aumentar a maturidade. "É o momento de começar a estabelecer uma estrutura de cibersegurança, definir políticas claras, identificar ativos críticos e estruturar planos para proteção, detecção e recuperação de ameaças", pontua Rocha.
Já as instituições com categorização intermediária apresentam um nível de aderência mais significativo e robusto às práticas detalhadas pelo framework. Ou seja, as organizações em estágio intermediário reconhecem a importância de uma governança de cibersegurança estruturada e no desenvolvimento de processos mais bem definidos para a proteção contra ameaças. No entanto, ainda há espaço para aprimorar as estratégias.
Por fim, organizações em estágio avançado demonstram experiência na governança de cibersegurança, com processos bem estabelecidos e integrados que refletem uma estratégia alinhada aos objetivos de negócio. Portanto, devem continuar aprimorando sua governança de cibersegurança e manter-se alinhadas com as tendências e regulamentações atuais.
Porém, graças ao trabalho que detalha as diferentes frentes de forma analítica, a ferramenta permite avaliar mais categoricamente onde estão os pontos fortes de sua proteção e que demandam continuidade, bem como identificar possíveis fatores que podem ser otimizados.
Todo o processo de implementação dessas estratégias pode ser acompanhado pela CG One, que oferece um amplo portfólio de soluções para proteger ecossistemas digitais de ponta a ponta, de forma alinhada ao framework para apoiar as empresas no amadurecimento da segurança digital.
"Nossa missão é auxiliar nossos clientes na construção de um ambiente digital seguro e resiliente, capaz de enfrentar os desafios de um cenário tecnológico em constante evolução," complementa Rocha.
Novo momento
Há mais de 40 anos no mercado, a CG One acaba de passar por um processo de rebranding. Com foco em segurança da informação, proteção de redes, e gerenciamento integrado de riscos, a empresa de tecnologia passou pela reestruturação de marca visando reforçar o seu pioneirismo no setor e a possibilidade de oferecer soluções completas e integradas para a área em um único lugar, posicionando-se como uma 'one stop shop' em cibersegurança.
Somando mais de 8 mil projetos entregues nas duas últimas décadas, a companhia teve atuação direta na transformação digital de mais de 500 corporações no período.
"Para honrar nosso compromisso de ser um trusted advisor e apresentar ao mercado o que há de mais novo, lançamos essa solução com o objetivo de ajudar as empresas a elevarem o nível de maturidade cibernética com base em um dos frameworks mais conhecidos no mercado. Acredito que essa ferramenta será muito útil para líderes e profissionais técnicos identificarem possíveis gaps em controles de segurança e agirem com mais precisão. É uma iniciativa poderosa e muito inovadora no que diz respeito ao combate de ameaças digitais", destaca o Superintendente de Marketing e Inteligência Competitiva da empresa, Fernando Bittencourt.