A empresa de pesquisa e marketing on-line e-bit divulgou os resultados sobre as vendas do comércio eletrônico brasileiro em 2005. De acordo com o levantamento, o faturamento do varejo on-line no país foi de R$ 2,5 bilhões no ano passado, o que representou um aumento de 45% sobre 2004.
Segundo a e-bit, o crescimento foi fortemente influenciado por alguns fatores, como a queda do dólar e o incremento das vendas na época do Natal, além da expansão do uso da banda larga. A empresa diz que o Natal é a data mais esperada pelo varejo. Nessa época o aquecimento do comércio contribui para altos índices de faturamento e até mesmo recorde em vendas. Considerando o setor de comércio eletrônico, o faturamento no período ? que vai de 15/11 a 23/12 ? atingiu seu recorde e chegou a R$ 458 milhões.
Em comparação com o Natal de 2004, o crescimento foi de 61%, enquanto que em relação ao de 2003 o crescimento foi de 125%. A princípio, a e-bit esperava um faturamento de R$ 420 milhões, porém os resultados da pesquisa mostraram um crescimento quase 10% maior que a expectativa da empresa.
No ranking dos mais vendidos, os títulos de CDs e DVDs reconquistaram a liderança (19%) depois de terem perdido em participação para os livros e revistas em outubro e novembro. Empatados ficaram as categorias de livros e revistas, e eletrônicos, com 16%. Esta última categoria foi o destaque do Natal, já que conquistou nove pontos percentuais, em 2004 representava apenas 7%. O mês de dezembro fechou com faturamento 62% maior do que em 2004.