Há cerca de um ano, o Hospital Mãe de Deus de Eldorado do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, decidiu modernizar a sua infra-estrutura tecnológica. Para tal, a instituição substituiu sua rede de servidores e sistema de armazenamento e atualizou a linha de desktops utilizadas nas áreas administrativas, todos baseados em plataforma da Dell.
A opção pelos equipamentos da empresa, segundo gerente de TI do hospital, Rogério Rodrigues da Cunha, se deveu à confiabilidade dos produtos, ao atendimento corporativo, além da boa retaguarda de suporte.
Composta por dois hospitais particulares e três para atendimento ao SUS, que contam ao todo com mais de 3 mil funcionários diretos, o Hospital Mãe de Deus viu seu trabalho crescer rapidamente. Diante disso, sentiu a necessidade de consolidar todas as informações do Sistema de Saúde Mãe de Deus.
"A possibilidade de crescimento escalonado, com investimento somente no que era necessário no momento e a garantia de expansão futura sem perda do que já foi investido, bem como suporte de qualidade, foram os fatores que levamos em conta", enfatiza Cunha.
Para atender suas demandas, o Hospital Mãe de Deus adquiriu um sistema de storage CX300 para o grande volume de armazenamento e performance, quatro servidores, sendo dois em cluster para banco de dados e dois em cluster para aplicações, além de um banco de dados Oracle, software de backup Legato e uma unidade de backup LTO.
Além disso, a instituição investiu na atualização de, aproximadamente, 230 desktops OptiPlex GX620 e o treinamento para operação do sistema de armazenamento. Como resultado, segundo Cunha, o Mãe de Deus obteve uma melhora de quase 100% no desempenho e na disponibilidade dos equipamentos. ?Também foram reduzidos os custos com manutenção das máquinas?, diz ele.
A reestruturação total da área de TI do Hospital Mãe de Deus será concluída neste ano, quando novos projetos serão implementados, como o armazenamento de exames por imagens e laudos. "O trabalho da Dell vai além do hardware, já que oferecemos soluções que atendem as necessidade dos clientes", diz Raymundo Peixoto, diretor geral da Dell Brasil.