O site de relacionamento Facebook entrou com uma ação contra o site brasileiro Power.com na Corte Distrital de San Jose, na Califórnia, alegando que a empresa infringiu as leis de direitos autorais e marca registrada, além de praticar concorrência desleal e ato de abuso. A notícia foi publicada nesta segunda-feira, 5, pelo New York Times.
O Power.com é um site por meio do qual os internautas conseguem, através de um login único, acessar várias redes sociais em que têm conta, como o Hi5, Orkut, MySpace, entre outras, sem a necessidade de acessar diretamente as páginas desses sites. Geralmente, isso é eficaz contra o bloqueio por firewall e permite às pessoas acessarem os sites que são comumente bloqueados em computadores de empresas e de escolas.
Em sua acusação, o Facebook afirmou que sofreu danos irreparáveis e incalculáveis. Após a denúncia, a Power.com removeu o acesso ao Facebook a partir do seu site. "Depois de discutir as questões com a Power.com por cerca de um mês, sem chegar a uma resolução, apresentamos uma ação judicial para fazer valer os nossos termos de serviço, manter a integridade de nosso site e assegurar a privacidade e a segurança dos nossos usuários", disse Barry Schnitt, porta-voz do Facebook, ao jornal americano.
Steve Vachani, o fundador da Power.com, disse que sua empresa tinha "discutido com o Facebook para obter comentários sobre a melhor maneira de trabalhar com a rede social", mas ambas não chegaram a um acordo.
Segundo a denúncia do Facebook, a Power.com "está oferecendo um produto que convida, armazena e usa informações de login do site de relacionamento para acessar informações armazenadas em computadores sem autorização e para exibir material protegido por direitos autorais sem permissão".
De acordo com a denúncia, a Power.com também enviou publicidade enganosa por e-mail para os usuários do Facebook. Este diz ter solicitado ao Power.com que utilizasse a Facebook Connect, um serviço que permite que usuários acessem suas identidades na rede social e o grupo de amigos a partir de outros sites sem darem suas informações de login a esses sites.
"Ao oferecer Facebook Connect, a empresa permite aos usuários a integração com outros sites do Facebook, sem comprometer o seu compromisso de salvaguardar a privacidade dos usuários e da segurança", afirmou o site de relacionamento, completando que não permite o acesso de terceiros aos dados de perfil do usuário, a menos que utilizem o Facebook Connect.
Em sua página, o Power.com afirmou que tem discutido com o Facebook a respeito da melhor maneira de integrá-lo ao seu site. "O Facebook espera que os sites usem o Facebook Connect e está aberto a críticas e sugestões sobre como expandir a funcionalidade do mesmo. Acreditamos na cooperação mútua da indústria para que possamos criar uma internet sem fronteiras e, para isso, estamos trabalhando sob a orientação do Facebook com vistas a implementar o Facebook Connect na Power.com", disse a empresa.
- Processo judicial