Os rumores de que a Apple pretende entrar no mercado de computadores ultraportáteis se intensificaram nesta terça-feira, 5, com a informação de que a fabricante deve lançar ainda neste mês um tablet PC. Fonte próxima à empresa disse ao The Wall Street Journal que as vendas do novo PC começarão a partir de março.
Segundo a mesma fonte, o tablet terá tela de 10 ou 11 polegadas, sensível ao toque (touch screen), colocando-o mais próximo da sua linha de notebooks, os MacBooks, do que do iPhone. Além disso, o PC terá capacidade para receber sinais de TV, rádio, bem como para acessar livros e jornais eletrônicos, rodar jogos e acessar a internet.
A Apple disse que não comentaria nenhum tipo de rumor ou especulação, mas, segundo fontes ouvidas pelo jornal americano, um tablet multimídia vem sido desenvolvido pela empresa há alguns anos e se tornou o principal foco das atenções de Steve Jobs desde seu retorno à empresa, em junho do ano passado.
De acordo com a empresa de pesquisa e análise de mercado, Oppenheimer & Co, o novo tablet deve custar menos de US$ 1 mil. Segundo Yar Reiner, um dos analistas da companhia, este será um grande desafio para a fabricante do iPod, já que o preço inicial do MacBook é de US$ 999.
Aquisição estratégica
A Apple, porém, não nega que adquiriu a empresa de publicidade móvel Quattro Wireless, a qual confirmou o negócio por meio de um post em seu site. Os termos financeiros do negócio não foram revelados.
Segundo o All Things Digital, blog vinculado ao The Wall Street Journal, fontes revelaram que a Apple vai pagar cerca de US$ 275 milhões pela empresa.
O interesse da fabricante do iPod por empresas dessa área já havia sido demonstrado em novembro, quando a companhia tentou comprar a AdMob, uma das principais concorrentes da Quattro. No entanto, a empresa perdeu a disputa e a AdMob foi adquirida pelo Google, por US$ 750 milhões.
- Novo mercado