O mercado de IP Multimidia Subsystem (IMS) deve alcançar receita de US$ 17,3 bilhões até 2014. De acordo com dados da ABI Research, o número representa um crescimento de mais de 100% em relação aos US$ 8,4 bilhões registrados no ano passado.
De acordo com a pesquisa, o forte crescimento será sustentado pelo avanço das redes baseadas na tecnologia Long Term Evolution (LTE) e nos progressos para a criação de um modelo de negócios para voz nessa tecnologia. A consultoria analisa que até recentemente as redes LTE não operavam bem serviços de voz e, por isso, eram tidas como voltadas apenas para a transmissão de dados sem fio.
A analista da ABI, Aditya Kaul, acredita que, como quase 70% da receita das operadoras de telefonia móvel vêm de serviços de voz e mensagens de texto (SMS), elas investirão para criar um padrão para atuar no mercado LTE. Aditya conta que o grande bloqueio para uma maior adoção da nova tecnologia é exatamente a falta de um acordo para a oferta de voz. Por isso, as principais operadoras mundiais resolveram adotar um modelo de negócio único, chamado de One Voice Profile.
- IP multimídia