Redes sociais e smartphones serão principais alvos de ciberataques

0

As redes sociais e as plataformas Google Android, Apple iPhone, foursquare, Google TV e Macintosh são apontadas como os principais alvos de ataques de cibercriminosos para este ano, de acordo com relatório da McAfee, que prevê, ainda, um aumento dos ataques com motivação política.
O crescimento acelerado do uso de dispositivos móveis e de redes sociais, segundo a fabricante de software de segurança, faz com que essas plataformas se tornem mais atrativas aos cibercriminosos. "Esses serviços se tornaram bastante populares em um curto período de tempo, e já podemos ver um aumento considerável em vulnerabilidades, ataques e perda de dados", disse Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs.
Twitter e Facebook devem ser os sites de relacionamentos mais afetados por ciberataques neste ano, prevê o estudo. Isso se deve à rapidez na troca de informações nesses serviços. Segundo a pesquisa, o uso de URLs (endereços de páginas na internet) reduzidas em sites como o Twitter faz com que seja mais fácil para os cibercriminosos mascarar sites mal-intencionados e direcionar usuários para eles.
Como são geradas mais de 3 mil URLs reduzidas por minuto, de acordo com a McAfee Labs, a previsão é que haja um aumento considerável do uso destas para o envio de spams, prática de golpes e outros tipos de ataques.
O estudo vê também uma onda de ataques e ameaças direcionados a dispositivos móveis, o que trará um grande risco para os dados corporativos e informações pessoais dos usuários. Isso se deve ao crescimento do uso de dispositivos móveis em ambientes corporativos, combinado com a infraestrutura frágil dos telefones celulares e ao lento avanço no uso de criptografia.
As plataformas Mac e iOS, da Apple, que se passaram praticamente ilesas nos últimos anos, também devem ser alvo de ciberataques neste ano com o aumento do nível de sofisticação dos crimes. "A disseminação de iPads e iPhones no ambiente corporativo, associada à falta de conhecimento dos usuários em relação à segurança adequada desses dispositivos, aumentará o risco de exposição de dados e identidades, além de transformar em algo comum a ocorrência de botnets e cavalos-de-Troia direcionados a dispositivos Apple", aponta a pesquisa.
Por fim, o estudo também diz que serviços de localização, como foursquare, Gowalla e Facebook Places, também atrairão cibercriminosos, pois permitem pesquisar e rastrear a localização dos usuários de forma rápida e imediata. A plataforma Google TV tende a ser outra que chamará a atenção de hackers, devido a sua crescente popularidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.