Tomando decisões melhores e mais rápidas

1

As empresas de bens de consumo que são flexíveis e tomam decisões rapidamente estão mais propensas ao sucesso em um ambiente altamente complexo e em constante mudança. Embora a grande maioria dos executivos concorde que a maior rapidez na tomada de decisões pode melhorar a agilidade organizacional, frequentemente, eles se baseiam em informações das demonstrações financeiras ao invés das forças que impulsionam o valor de seus negócios, contando com o instinto e experiência suportados por análises individuais. A verdade é que não há uma conexão entre a estratégia, alocação de recursos, planejamento e elaboração de relatórios.

Tomadas de decisões lentas e ineficientes são as reais preocupações das empresas neste cenário competitivo. O maior desafio nesse processo é identificar o mercado, concorrentes, forças operacionais e financeiras que realmente impulsionam a criação de valor e relacioná-las entre si com as métricas de resultados como market share, receita ou margem.

O nível de esforço necessário para manter de forma consistente a relação entre os direcionadores de valor demanda um nível de compreensão que poucas companhias adquiriram. A realidade é que poucas têm a capacidade para executar estas análises de forma contínua.

A utilização de analytics para relacionar as informações de mercado, concorrentes, forças operacionais e financeiras é fundamental para boas tomadas de decisões. Este processo cria o "single thread" que possibilita mapear o impacto da mudança no fator de desempenho e seus resultados.

Tendo este tipo de percepção é possível entender os processos em que as tomadas de decisões são difíceis, demoradas e inconsistentes e nos quais as análises são padrões, repetíveis e integradas ao negócio. Enquanto a definição da metodologia de analytics a ser utilizada é simples, a realidade da empresa requer um alto nível de integração em diferentes áreas do negócio.

Para sucesso na implantação dessa operação é necessário contar com consultorias que contem com o conhecimento de diferentes indústrias e de ferramentas que auxiliem nesse processo. Por meio da racionalização da decisão é possível alcançar uma melhor agilidade e capacidade de prosperar em um ambiente de constante mudança da sua empresa.

Mauricio Saad, sócio de Consultoria da EY.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.