A Oracle anunciou o lançamento da versão 12 do seu pacote integrado de gestão empresarial, o Oracle E-Business Suite Release. A companhia já havia feito uma demonstração uma prévia desta nova versão durante o Oracle OpenWorld, realizado de 22 a 26 de outubro de 2006, em São Francisco.
O anúncio é parte do programa que a Oracle chama de Applications Unlimited, plano de longo prazo para oferecer melhorias contínuas aos aplicativos atuais. A recente versão do sistema oferece uma arquitetura financeira centralizada, ao mesmo tempo em que contempla diferentes regulamentações e padrões locais relativos à contabilidade, impostos e funcionários, e que, segundo a empresa, também possibilita aos clientes cortarem custos.
O Oracle E-Business Suite Release 12 integra o Oracle Profitability Manager, ferramenta de análise de rentabilidade; o Oracle Human Capital Management, que inclui regras específicas para facilitar a tomada de decisões estratégicas e táticas sobre a força de trabalho; e o Oracle Project Portfolio Analysis, que possibilita a seleção e o alinhamento de projetos que estão dispersos nas diferentes regiões ou linhas de negócios.
Segundo a empresa, a versão 12 torna mais fácil e menos custoso implementar, gerir e escalar aplicativos globais. Ele inclui, por exemplo, centenas de serviços para que as divisões de TI possam integrar facilmente o E-Business Suite em fluxos de negócios e produtos cruzados. Com um repositório atualizado de serviços web, permite, ainda de acordo com a empresa, integrações de custo mais baixo com aplicativos de terceiros e processos de negócios que podem ser adaptados. Além disso, a Oracle certificou o Oracle E-Business Suite Release 12 para o Oracle Fusion Middleware, incluindo a capacidade de administrar processos que abrangem aplicativos heterogêneos.
O Oracle E-Business Suite Release 12 já está disponível para sua implementação tradicional, assim como em on demand, por meio do Oracle On Demand.