A CGI obteve do Banco Central homologação e outorga para atuar como provedora de serviços de Tecnologia da Informação para os bancos, vertical que pretende explorar no Brasil com o apoio da Autbank, parceira que também fornece soluções para o segmento financeiro.
A abordagem da companhia nessa área tem como pilar a implantação do seu Sistema Gerador de Recursos (SGR), para tratar as transações realizadas por meio do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB).
Após um período de teste, o Banco Central atestou a capacitação da CGI para a prestação de serviços no regime de outsourcing aos bancos e instituições financeiras.
Segundo a empresa, trata-se de uma opção segura e atraente em termos de custos para um sistema que demanda infraestrutura particular, segregada e com maior exigência de segurança e disponibilidade, o que pode encarecer os custos da instituição.
Com a oferta, as instituições financeiras podem realizar transações de transferências de recursos, pagamentos e outras transações de reserva bancária junto ao Banco Central e às Câmaras de Liquidação e Custódia (clearings) por meio da hospedagem de aplicações para gestão e fluxo de mensageria que conectam instituições financeiras ao SPB.
“Estamos muito confiantes em agregar novos valores aos clientes do mercado financeiro, além de garantir disponibilidade e estabilidade em seus sistemas”, afirma Paulo Borba, diretor comercial da Autbank.
“Acreditamos na evolução do setor financeiro e estamos sempre atentos às novas demandas, investindo constantemente em nossos especialistas e em infraestrutura para garantir um atendimento ágil e inovador a este mercado, que está em constante evolução”, complementa Marcelo Mendes, diretor de vendas e desenvolvimento de negócios da CGI no Brasil.
De origem canadense, a CGI adquiriu em agosto do ano passado a inglesa Lógica, por US$ 2,7 bilhões, o que lhe proporcionou a oportunidade de explorar de forma mais intensa as oportunidades de negócio no Brasil, mercado em que tem uma atuação tímida.
Com a aquisição, a empresa ampliou rapidamente a sua carteira de clientes do segmento financeiro no Brasil: em 2011 tinha contrato com apenas um banco, no ano seguinte passou a atender 11 bancos. No ano passado, as vendas da CGI cresceram 53% em relação ao exercício anterior.
- Vertical Finanças