O Twitter deve anunciar uma parceria com o Google para que os tuítes feitos por usuários da rede de microblogs possam ser mais facilmente encontrados por meio do site de buscas. O acordo, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto disse à Bloomberg News, dará ao Google acesso direto a centenas de milhões de tuítes que fluem através do Twitter diariamente, fazendo com que apareçam mais rapidamente nos resultados de buscas.
Em 2009, as duas empresas já haviam anunciado uma parceria semelhante, mas não conseguiram chegar a um acordo financeiro e as negociações foram encerradas abruptamente em 2011.
O anúncio surge depois de um ano difícil para o Twitter. Desde que a empresa fez sua oferta inicial pública de ações (IPO) em 2013, os acionistas têm pressionado a empresa por não ter sido capaz de atrair novos usuários para o serviço tão rapidamente quanto concorrentes como o Facebook, que tem quase cinco vezes mais do que 284 milhões de usuários mensais do Twitter.
Os executivos do Twitter têm argumentado que o alcance da empresa se estende muito além das pessoas que se conectam regularmente em suas contas. Muitos, por exemplo, veem seus tuítes incorporados em sites de mídia.
O Twitter, que divulga nesta quinta-feira, 5, após o fechamento dos mercados, os resultados do quarto trimestre e deve falar sobre o acordo com o Google no follow-up com analistas e investidores.