A Semantix anuncia desenvolvimento do Lloro, primeiro Language Model (LLM) especializado da empresa. Diferentemente dos modelos generalistas, como o GPT, o modelo foi treinado para se destacar na geração de código para análise de dados.
O Lloro foi desenvolvimento internamente como forma de garantir que fosse uma solução altamente especializada, personalizada e adaptável a necessidades específicas, que serão disponibilizadas como API nos produtos da empresa. Além disso, o Lloro será um dos primeiros modelos especialistas a ser disponibilizado na nova funcionalidade para criação de agentes da plataforma de AI da Semantix, possibilitando que clientes criem aplicações inteligentes com Generative AI e possuam a capacidade de realizar análise de dados de maneira automatizada.
Este investimento reflete o compromisso da empresa em manter um controle total sobre o ciclo de vida do modelo, desde o treinamento até as atualizações contínuas, proporcionando uma experiência coesa e eficiente para seus usuários.
A disponibilidade do Lloro via open source para impulsionar a cooperação, e a publicação no GitHub e Hugging Face para acesso amplo da comunidade, são conquistas que evidenciam não apenas a capacidade da empresa em inovar, mas também reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a colaboração aberta. Ao compartilhar o Lloro com a comunidade global de desenvolvedores, a companhia está construindo uma ponte para futuras inovações e avanços significativos na tecnologia de geração de código.
A introdução do Lloro não marca apenas a entrada da Semantix em uma nova era de modelos especializados, mas também reflete a crescente tendência de soluções mais eficientes em termos energéticos. Os modelos especializados, como o Lloro, consomem menos energia, resultando em custos mais baixos na nuvem e proporcionando uma opção mais sustentável para o meio ambiente.