A IBM estaria considerando a possibilidade de adquirir a Satyam Computer Services e, inclusive, já estaria em conversações com os responsáveis do governo que estão à frente da companhia indiana de outsourcing de TI, além de com advogados e investidores, para que avaliem o negócio, segundo fonte próxima à empresa ouvida pelo jornal Business Standard. As informações são da agência de notícias Bloomberg.
A IBM tem aumentado a sua força de trabalho na Índia, nos últimos anos, e em 2007 já tinha 73 mil trabalhadores no país, com a estratégia de manter os seus clientes e evitar que estes recorram a produtos e serviços de outras marcas. A aquisição da Satyam, segundo analistas, seria também uma resposta da Big Blue à compra da EDS pela HP no ano passado.
Os rumores começaram a ganhar força após a Satyam ter conseguido a aprovação, em meados de fevereiro, para aceitar um investidor estratégico. O Company Law Board (CLB) determinou que a empresa podia elevar seu número autorizado de ações em circulação de 800 milhões a 1,4 bilhão (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
No mês passado, o conselho de administração da Satyam apontou o Goldman Sachs e o grupo indiano Avendus para o trabalho de encontrar parceiros estratégicos para a empresa.
A Satyam vem lutando pela sobrevivência desde janeiro, quando o fundador e presidente do conselho da empresa, Ramalinga Raju, se demitiu e informou que os lucros da companhia vinham sendo superestimados há anos, e que o valor de seus ativos vinha sendo falsificado.
- Caminho das Índias