IDC: Mercado de cloud computing triplicará até 2012

0

Os gastos das empresas com serviços de cloud computing (computação em nuvem) deverão triplicar até 2012 em todo o mundo, atingindo US$ 42 bilhões, de acordo com um estudo da IDC. Segundo a consultoria, o crescimento será puxado principalmente pela necessidade das companhias de reduzir custos com TI, o que foi ampliado com o atual cenário de crise econômica.
Pesquisa realizada pela consultoria com 696 executivos de TI e CIOs na região da Ásia/Pacífico, excluindo o Japão, verificou que 11% dos entrevistados já estão usando soluções de cloud computing, enquanto que 41% disseram que estão avaliando a sua implantação de ou já têm projetos pilotos com a tecnologia em andamento.
Entretanto, 17% dos executivos alertaram que, apesar de avaliarem o cloud computing como promissor e importante para otimizar os recursos de TI, ainda não existem serviços disponíveis que tornem as soluções de cloud computing muito atraente.
A pesquisa revelou ainda que mais de 50% dos entrevistados declararam que o corte de custos é o principal motivo da decisão para adotar serviços de cloud computing.
Segundo Chris Morris, diretor de pesquisa de serviços e analista sobre cloud computing da IDC para a região da Ásia/Pacífico, a futura adoção dessa tencologia será muito forte. "Nos próximos três anos, como a utilização de serviços e de cloud computing vão se expandir, torna-se crucial para os vendedores de TI desenvolverem um grande leque de ofertas relacionadas com a tecnologia, caso queiram ser líderes de mercado", afirmou o analista.
Morris apontou que os fornecedores de TI que não seguirem esse caminho não conseguirão manter a competitividade no mercado e ficarão com a menor parcela das receitas. O analista observa também que a oferta de serviços e soluções de baixo custo, por si só, não garantem sucesso no mercado, já que as empresas que buscam adotar cloud computing exigem também acordos de nível de serviços (SLAs, na sigla em inglês) e a oferta de soluções completas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.