NVidia planeja produzir chip x86 e abre 'guerra' com Intel

0

A fabricante de processadores gráficos de alto desempenho NVidia está avaliando a possibilidade de fabricar microprocessadores padrão x86 – mercado hoje dominado pela Intel – para combinar com outros chips de seu portfólio, segundo informações do The Wall Street Journal.
Em comunicado, a companhia frisou, porém, que ainda não tomou nenhuma decisão em relação ao desenvolvimento da tecnologia x86, indicando que, caso opte por passar a fabricar processadores desse padrão, o produto não chegará ao mercado antes dos próximos dois ou três anos.
A declaração da intenção de entrar nesse segmento de chip foi feita por um executivo da empresa durante reunião com analistas, segundo o jornal americano.
Demore o não para ingressar nesse mercado, o fato é que essa é uma forte indicação de que a empresa pretende partir para uma concorrência mais direta com a Intel.
Vale ressaltar que as empresas já haviam discutido em meados de fevereiro, quando a Intel ressaltou que o contrato de acordo de licenças de chips que as empresas têm assinado desde 2004 não é extensível para as novas classes de CPUs da empresa com memória integrada, batizada de Nehalem.
Na visão da NVidia, entretanto, o contrato é extensível sim aos novos processadores e observou que dada a crescente adoção de suas plataformas não seria de estranhar que a Intel esteja agora iniciando uma disputa sobre um contrato assinado há quatro anos, já que as inovações da empresa podem ameaçar a capacidade da gigante do chip de controlar a plataforma de PCs.
A Intel entrou com uma ação no Tribunal de Chancelaria, no estado de Delaware, na qual alega que o contrato não é extensível. Apesar disso, a Nvidia afirmou que o embate não está impactando as vendas de chips para a Intel, de acordo com o que está previsto no contrato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.