Em razão ao problema no sistema de sua fornecedora de tecnologia, a Sita, a TAM será monitorada pela Agência Nacional de Aviação (Anac) pelos próximos 30 dias. A falha da Sita, empresa responsável pelo sistema de check-ins, cartões de embarque e etiquetamento de passagens, gerou grandes filas nos balcões da companhia aérea e atrasos de voos em diversos aeroportos do país na última sexta-feira, 2. Os procedimentos eletrônicos tiveram que ser realizados manualmente.
Segundo a Anac, quando o nível de atraso da malha de voos da empresa atingir 10%, a agência cobrará "explicações sobre a origem do problema e sobre ações mitigadoras a serem adotadas pela companhia". O órgão pode solicitar, inclusive, ações de fiscalização pontuais.
Com a resolução da Anac, a TAM esclareceu o motivo da pane. Segundo a companhia aérea, por volta das 5h20 ocorreram duas falhas simultâneas. O rompimento de cabos de fibra óptica e uma falha na fusão de fibra óptica na região do ABC paulista causaram a perda da conectividade da TAM com seu sistema de check-in, operado pela Sita. De acordo com a companhia, as panes aconteceram em infraestrutura de responsabilidade da fornecedora. O sistema foi reestabelecido às 11h20.
A TAM também frisou que, durante toda a ocorrência, tanto a Anac como o Procon fiscalizaram a empresa e apenas duas reclamações foram registradas no canal de comunicação com os passageiros, chamado "Fale com o Presidente". Para evitar novas falhas, a companhia promete adicionar “novas rotas de comunicação” em seu sistema de check-in e trabalhar em cooperação com as autoridades.