Os vazamentos acidentais de chaves de API, tokens e outros segredos podem causar violações de segurança, danos à reputação e responsabilidade legal em grande escala. Apenas nas primeiras oito semanas de 2024, o GitHub detectou mais de 1 milhão de segredos vazados em repositórios públicos. Isso representa mais de uma dúzia de vazamentos acidentais a cada minuto.
Pensando nisso, o GitHub anunciou nesta semana que iniciou a implementação do recurso push protection em todos os repositórios públicos da plataforma. Isso significa que, quando uma segredo compatível for detectada em qualquer push para um repositório público, o usuário terá a opção de removê-la de seus commits ou, se considerar que o segredo já está seguro, também poderá ignorar o bloqueio.
A plataforma informa ainda que a alteração será aplicada a todas as contas do GitHub dentro de uma ou duas semanas. As pessoas desenvolvedoras podem verificar o status e optar por participarem antecipadamente nas configurações de segurança e análise de código.