A StopClub, plataforma que apoia motoristas e entregadores de aplicativo disponibilizando diversas ferramentas que os auxiliam nas tarefas diárias, recebeu aporte de capital de US$ 1,2 milhão. A rodada de investimento foi liderada pela Redpoint eventures e teve participação da Raio Capital.
Entre as ferramentas criadas pela startup estão o Cálculo de Ganhos, que informa quanto o profissional vai ganhar por 8hora ou quilômetro rodado com a corrida, podendo recusar automaticamente as que não interessarem, e o Cálculo de Custos, que ajuda os usuários a entenderem seus custos e calcular o ganho líquido real de acordo com o número de horas trabalhadas e o total de quilômetros rodados.
Fundada em 2017, ao longo dos anos a StopClub já recebeu aportes anteriores da Canary e da própria Redpoint eventures. Com o novo aporte, a startup projeta um crescimento de receita de 840%. "Vamos investir para impulsionar nossas linhas de receita e alcançar mais mercados", explica Luiz Gustavo Neves, cofundador e CEO da StopClub.
Para atingir esses objetivos, a startup planeja crescer o alcance territorial do app, aumentando o número de assinaturas do seu plano premium e as vendas do marketplace, além de relançar o StopClub Bank, que disponibiliza produtos e serviços digitais específicos para os motoristas e entregadores de aplicativos.
A plataforma nasceu oferecendo ferramentas colaborativas de segurança para motoristas e entregadores de aplicativo e vem crescendo agora também com as funcionalidades financeiras. Hoje a StopClub tem mais de 230 mil usuários ativos em quase mil cidades do país oferecendo a eles, além de recursos de segurança, tecnologias que permitem a otimização do trabalho e o aumento dos ganhos.
Marketplace, plano Premium e banco digital são fontes de receita
A plataforma oferece várias ferramentas gratuitas e recentemente lançou uma versão premium por assinatura que custa R$ 7,99 ao mês e vem crescendo 260% ao mês nos últimos 3 meses. Além disso, a StopClub oferece um marketplace com ofertas de produtos e serviços de parceiros, que vão desde planos de telefonia até seguros e empréstimos. Entre as marcas que aparecem hoje na plataforma estão empresas como o consórcio Mycon, a seguradora Iza e uma oferta de crédito do Santander via a startup mexicana Bankuish. A plataforma fica com uma comissão sobre as transações realizadas no seu marketplace.
"O StopClub Pro traz ferramentas que melhoram muito os ganhos dos usuários e o nosso marketplace os ajuda a encontrar os produtos e serviços que eles precisam com condições excelentes para ajudá-los a economizar. Ou seja, usando o StopClub esses profissionais ganham mais e gastam menos, sem contar que trabalham mais seguros. Essas duas frentes vem fazendo nosso faturamento crescer 82% ao mês", comemora Neves.
Já o StopClub Bank, criado no final de 2023, é uma estratégia da startup para oferecer aos motoristas e entregadores que usam a plataforma uma gama de produtos financeiros que os ajudam a entender seus fluxos e a organizar receitas e despesas. Com ele é possível gerar, diretamente no ambiente da StopClub, QR Codes para receber pagamentos via Pix, evitando que o usuário tenha que trabalhar com seu aplicativo de banco instalado no celular.
"Queremos centralizar as movimentações financeiras dos motoristas e entregadores de aplicativos com cartão e conta próprios e, com maior conhecimento do perfil de risco, conceder crédito a esses clientes, que nem sempre conseguem financiamento no mercado tradicional", explica Luiz Gustavo Neves. "Trazer o fluxo financeiro dos usuários para dentro do nosso ecossistema é fundamental para nossos planos futuros", ressalta.