Transformação digital: o investimento em IA como cerne da revolução

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Com as transformações constantes do mundo dos negócios, fica cada vez mais evidente que o investimento em IA deixa de ser uma opção e passa a ser um imperativo dentro do ambiente corporativo altamente concorrido. As tecnologias em IA têm a capacidade de prever tendências, automatizar processos e promover uma comunicação efetiva com os clientes.

Chatbots e assistentes virtuais avançados

Com o avanço da IA, diversas ferramentas, como chatbots e assistentes virtuais, evoluíram consideravelmente na atuação e transcenderam os limites de compreensão e qualidade das respostas às dúvidas dos usuários — existe um número crescente de empresas que confiam, aos chatbots e assistentes, uma gama de informações quanto aos projetos da empresa, garantindo que exista um vasto campo de informações que levam a esclarecimentos mais amplos. Essa capacidade permite que o cliente tenha uma experiência mais personalizada, com conhecimento amplo sobre o serviço ou produto que está sendo buscado e sem a dependência de horário comercial, além de permitir que exista um suporte eficaz por parte dos assistentes virtuais sem a necessidade de escalar uma dúvida simples para um atendimento com humanos.

Análise preditiva

Uma forma de "prever o futuro", permitindo que as empresas antecipem picos de demanda, é utilizar análise de dados, machine learning e modelos estatísticos em conjunto com a inteligência artificial. A ferramenta pode prever tendências e comportamentos futuros com base nos padrões encontrados no passado.

Visão computacional

O resultado da tecnologia em IA que busca analisar e extrair informações relevantes de imagens e vídeos para que decisões possam ser tomadas é a ideia de que os computadores podem assimilar e compreender o ecossistema de maneira relativa à nossa percepção. A aplicação dessa ferramenta pode ser usada em diversos setores, desde vigilância em estabelecimentos comerciais até o suporte em diagnósticos médicos. Dentro do ambiente varejista, a visão computacional permite a identificação automática da quantidade de um certo produto, percebendo a escassez nas prateleiras. Assim, é possível acionar um pedido de reposição sem a necessidade de um humano para realizar a solicitação.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O PLN (Processamento de Linguagem Natural) é a junção de diversas disciplinas, como ciência da computação e linguística computacional, que possibilitam que as máquinas entendam e respondam à linguagem humana. Isso leva os computadores a se comunicarem com humanos em sua linguagem própria, permitindo, também, uma análise de sentimentos, traduções e identificação de falas. No contexto de traduções, o PLN evita equívocos e perda de contexto ou informação — seria como um poliglota sempre disponível no time, permitindo que aconteçam interações de maneira correta e clara.

Automação Robótica de Processos (RPA)

A Automação Robótica de Processos (RPA) é uma abordagem para automatizar procedimentos com base em regras específicas, estabelecidas por programadores e profissionais da área. Diferentemente da automação convencional, que segue instruções predefinidas, a RPA incorpora a IA, capacitando-a a compreender os fluxos de trabalho cotidianos e resolver problemas em tempo real durante a execução das tarefas. Usando condições pré-configuradas, usa de atividades predefinidas para completar a execução de atividades de forma autônoma. Essa capacidade não apenas reduz a incidência de erros humanos, mas também eleva, significativamente, a produtividade operacional de uma empresa, garantindo que a força de trabalho humana possa atuar em setores estratégicos. A RPA, ao permitir uma adaptação dinâmica aos desafios do ambiente operacional, representa uma evolução na eficiência da automação.

A educação é o primeiro passo para implementação da IA dentro das empresas. A tecnologia tem espaço e necessidade crescentes nas empresas. Avaliar e identificar as aplicações, que ferramentas existem e quais podem auxiliar na melhoria dos resultados do negócio, é importante na hora de buscar pessoas que possam implementar, definitivamente, essa aplicação. Assim como qualquer novidade, existem dúvidas e medos relacionados à adaptação com o convívio no local de trabalho. Porém, trata-se de uma tecnologia que pode revolucionar a experiência na prestação de serviços.

João Paulo Tavares, diretor de Marketing na Semantix.

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