A Symantec anunciou nesta quarta-feira (5/4) o lançamento de um sistema para gerenciamento de mensagens instantâneas, cuja aplicação no segmento corporativa tende a crescer de forma expressiva nos próximos anos, segundo estimativas do IDC. O Symantec IM Manager 8.0 permite controla o uso de serviços de mensagem instantânea, protege contra ameaças internas e externas e monitora o cumprimento das normas de política de segurança de TI.
De acordo com o diretor sênior de soluções de segurança web e de mensagens da Symantec, Carlin Wiegner, o uso de aplicativos de mensagem instantânea nas empresas tem crescimento a taxas superiores a 200% ao ano, aumentando as preocupações com a segurança. O IDC estima que o número de usuários desses sistemas dever saltar dos atuais 40 milhões para mais de 140 milhões em 2009.
A velocidade e escala desse aumento ultrapassou a capacidade dos administradores de TI de implementar soluções de segurança e de gerenciamento, além de abrir novas brechas para código nocivo. Atualmente, grande parte do uso corporativo de sistemas de mensagens instantâneas não é monitorado, e a infecção de um computador pode resultar na rápida proliferação de vírus, worms e spyware em ambientes corporativos.
Segundo o último relatório de ameaças de segurança na Internet da Symantec, publicado em março, worms foram o tipo mais freqüente de código nocivo em todas as três grandes redes de mensagens instantâneas no segundo semestre de 2005, representando 91% do total de códigos nocivos.
O Symantec IM Manager 8.0 traz novas funcionalidades de proteção pró-ativa e de reparo de ameaças, protegendo a infra-estrutura de comunicações em tempo real contra ataques externos.