Os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia devem lançar um edital no valor de R$ 70 milhões para fomentar o desenvolvimento de conteúdos digitais no país. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (5/4) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, em entrevista à Radiobrás. Rezende, no entanto, não adiantou a data de publicação do edital.
?É um número muito significativo", disse o ministro. "Nunca houve coisa parecida no Brasil para gerar conteúdos digitais. Na medida em que tivermos escolas com computadores e com conteúdos digitais de boa qualidade, estaremos dando um passo importante para melhorar o ensino de ciência.?
Em sua entrevista, o ministro voltou a destacar que a inclusão digital é um dos programas prioritários do governo, e anunciou que neste segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer implantar computadores em todas as escolas públicas do país. ?Chegamos à conclusão que esse é o melhor espaço para dar oportunidade às camadas mais pobres da população de terem acesso à internet e à comunicação global. O governo fará um grande investimento nesta área neste segundo mandato?, afirmou Rezende.
Ao ser indagado se o tamanho do orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia deste ano seria suficiente para atender a demanda e realizar os projetos previstos para a pasta, o ministro respondeu que, se fosse maior, dava para fazer mais. ?Mas o orçamento é bastante considerável. É de aproximadamente R$ 4 bilhões. O valor é quase o dobro do que há dois anos. O orçamento está crescendo.?
Ele ressaltou, no entanto, que para fazer mais para o setor de ciência e tecnologia no país, além de mais recursos, é necessário, sobretudo, estimular as pessoas para que sejam pesquisadoras. ?Nós temos o desafio de aumentar os recursos para a pasta e também o desafio de aumentar a eficiência na utilização do recurso?, finalizou Rezende.
Com informações da Agência Brasil.