De olho no potencial do mercado de aplicativos para dispositivos móveis, principalmente smartphones, a Ci&T, fornecedora de soluções de TI, criou uma nova unidade de negócios voltada para o segmento de mobilidade, na qual investirá R$ 2 milhões nos próximos dois anos, incluindo a montagem de um laboratório especializado nesse tipo de solução.
O laboratório, que já está em funcionamento desde o início do ano, consumiu até o momento investimentos de R$ 100 mil, entre infraestrutura e pessoal. O gerente de tecnologia e negócios de mobile da Ci&T, Paulo Camara, comenta que neste primeiro semestre o foco da nova unidade de negócios será no desenvolvimento de aplicações para a plataforma da Apple, que engloba tanto o iPhone quanto o iPad. Posteriormente, a partir da segunda metade do ano, a companhia ampliará o escopo do laboratório para trabalhar com soluções voltadas para as plataformas Android, do Google, e BlackBerry, da Research In Motion (RIM).
A expectativa da Ci&T é que a unidade de mobilidade responda por 20% do faturamento total da empresa em três anos, o que representaria algo em torno de R$ 40 milhões. No ano passado, a Ci&T faturou aproximadamente R$ 70 milhões. O laboratório fica localizado em Campinas, no interior de São Paulo, e conta atualmente com dez profissionais, número que deve chegar a 20 empregados já nos próximos meses.
Além do investimento no laboratório, a Ci&T espera fechar parcerias com centros de pesquisas para ampliar a atuação da nova unidade. Camara frisa que os aplicativos serão desenvolvidos de forma customizada para os clientes. Ele observa que inicialmente as principais oportunidades devem vir do mercado externo, principalmente dos Estados Unidos.
O executivo explica que o segmento de aplicativos para smartphones já está muito desenvolvido no exterior, enquanto que no Brasil só começou a ficar em evidência recentemente. "Mesmo assim já temos a demanda de alguns clientes no Brasil. Acreditamos que no futuro a receita desta unidade será dividida em partes iguais para o Brasil e o exterior, ou, no máximo, com as vendas externas representando uma parcela um pouco superior", diz Camara. O primeiro cliente da companhia é uma multinacional norte-americana – que ele não revela o nome –, para a qual a Ci&T está desenvolvendo um aplicativo voltado para o iPad, novo tablet PC da Apple.
- Estratégia