Laboratórios de informática chegarão às escolas públicas neste ano

0

"A banda larga é instalada nas escolas públicas para viabilizar um novo processo pedagógico, fazendo com que os alunos possam usar os laboratórios de informática para pesquisas na internet, além de dinamizar o ensino na sala de aula", disse o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, em entrevista a Agência Brasil.
O secretário informou que as escolas nas quais o programa Banda Larga nas Escolas está funcionando já têm seus laboratórios de informática e, ao longo deste ano, mais 30 mil laboratórios serão entregues. Segundo ele, há escolas que, pelo grande número de alunos, necessitam de dois e até três laboratórios e serão atendidas.
Ele explicou que esses laboratórios são montados como um kit padrão, com 15 terminais de acesso e um servidor. Mas Bieshschowski ressaltou que a cultura da informática não entra imediatamente na escola, pois é preciso capacitar os professores. "Por isso, os laboratórios vão sendo progressivamente utilizados, pois não adiantar mandar um laboratório para uma escola que não tem tal cultura instalada", completou.
"Além disso, queremos diminuir a exclusão digital que atinge, principalmente, os alunos de escolas públicas, por não terem computadores em casa. Para isso, além da banda larga, estamos colocando laboratórios de informática nas escolas e capacitando em informática mais de 300 mil professores – um sexto do total – em 3,3 mil municípios", afirmou Bielschowski.
Ele destacou ainda que os laboratórios estão sendo enviados até mesmo para as escolas rurais, que não estão incluídas no programa Banda Larga nas Escolas, mas são atendidas pelo Ministério das Comunicações por meio do programa de inclusão digital Gesac. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.