AOL demite jornalistas terceirizados do Huffington Post

0

Alardeado como o modelo de negócio que estabeleceria novos paradigmas para a produção e distribuição de conteúdo on-line, o Huffington Post agora é alvo de duras críticas nos Estados Unidos. Depois de adquirido por US$ 315 milhões pela AOL, o site de notícias iniciou uma reestruturação que agora culmina na demissão de todos os jornalistas terceirizados.
Em carta enviada ao site de notícias Business Insider, um dos jornalistas disse que o HuffPost, durante a transição para se tornar o grupo de mídia da AOL, decidiu concentrar suas operações apenas nas redações de Los Angeles, Washington D.C. e Nova York. Por conta disso, dispensou os que contribuíam remotamente, convidando-os a continuar prestando seus serviços gratuitamente, se quiserem. O Huffington Post ficou famoso como site de notícias por conta das centenas de blogs que hospeda, sem pagar aos autores.
A carta não especifica quantos jornalistas foram demitidos, apenas fala que os freelancers foram preteridos em razão da manutenção das equipes americanas. No início do mês passado, a AOL anunciou a demissão de 900 funcionários por conta da compra do HuffPost. A maioria dos demitidos, segundo a empresa, é da área de conteúdo, dispensados sob a justificativa de que o site de notícias será transformado no grupo de mídia da companhia de web (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
O autor da carta, cujo nome não foi revelado pelo Business Insider, critica a posição da AOL e do HuffPost, acusando-os de "dar passos para trás" em relação à evolução da internet e do jornalismo on-line e de tomar decisões à revelia dos profissionais das empresas.
Outra crítica é em relação ao tratamento dado aos colaboradores voluntários do HuffPost depois da compra pela AOL. A reclamação vem da entidade que representa jornalistas nos EUA, a Newspaper Guild. O grupo pede aos colaboradores que deixem de escrever para o Huffington Post sem remuneração financeira, visto que a companhia arrecadou milhões de dólares com a venda de suas operações – que só atingiu o valor da venda por causa dos jornalistas que escreviam de graça sem reverter nada a eles.
A Newspaper Guild conta que as pessoas usam o HuffPost como plataforma de divulgação de seus próprios trabalhos, dada a grande exposição do site. Esse modelo o transformou num dos maiores portais de notícia do mundo, com custo baixíssimo, visto que a maioria dos profissionais é voluntária. Por conta disso é que a entidade profissional convoca os jornalistas a parar de escrever para o site gratuitamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.