Alardeado como o modelo de negócio que estabeleceria novos paradigmas para a produção e distribuição de conteúdo on-line, o Huffington Post agora é alvo de duras críticas nos Estados Unidos. Depois de adquirido por US$ 315 milhões pela AOL, o site de notícias iniciou uma reestruturação que agora culmina na demissão de todos os jornalistas terceirizados.
Em carta enviada ao site de notícias Business Insider, um dos jornalistas disse que o HuffPost, durante a transição para se tornar o grupo de mídia da AOL, decidiu concentrar suas operações apenas nas redações de Los Angeles, Washington D.C. e Nova York. Por conta disso, dispensou os que contribuíam remotamente, convidando-os a continuar prestando seus serviços gratuitamente, se quiserem. O Huffington Post ficou famoso como site de notícias por conta das centenas de blogs que hospeda, sem pagar aos autores.
A carta não especifica quantos jornalistas foram demitidos, apenas fala que os freelancers foram preteridos em razão da manutenção das equipes americanas. No início do mês passado, a AOL anunciou a demissão de 900 funcionários por conta da compra do HuffPost. A maioria dos demitidos, segundo a empresa, é da área de conteúdo, dispensados sob a justificativa de que o site de notícias será transformado no grupo de mídia da companhia de web (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
O autor da carta, cujo nome não foi revelado pelo Business Insider, critica a posição da AOL e do HuffPost, acusando-os de "dar passos para trás" em relação à evolução da internet e do jornalismo on-line e de tomar decisões à revelia dos profissionais das empresas.
Outra crítica é em relação ao tratamento dado aos colaboradores voluntários do HuffPost depois da compra pela AOL. A reclamação vem da entidade que representa jornalistas nos EUA, a Newspaper Guild. O grupo pede aos colaboradores que deixem de escrever para o Huffington Post sem remuneração financeira, visto que a companhia arrecadou milhões de dólares com a venda de suas operações – que só atingiu o valor da venda por causa dos jornalistas que escreviam de graça sem reverter nada a eles.
A Newspaper Guild conta que as pessoas usam o HuffPost como plataforma de divulgação de seus próprios trabalhos, dada a grande exposição do site. Esse modelo o transformou num dos maiores portais de notícia do mundo, com custo baixíssimo, visto que a maioria dos profissionais é voluntária. Por conta disso é que a entidade profissional convoca os jornalistas a parar de escrever para o site gratuitamente.
- Corte