Uma movimentação do mercado mostra uma tendência de consolidação das empresas que apostam em middleware para TVs, conforme aponta estudo da ABI Research divulgado nesta sexta-feira, 5. Os indícios são notáveis: recentemente, a Cisco comprou a israelense NDS, enquanto a Arris adquiriu a área Motorola Home, que era do Google. Por outro lado, fortes rumores no mercado afirmam que o Mediaroom Group, da Microsoft, está na mira da Ericsson.
Segundo o estudo, 80% da receita nos mercados de middleware, serviço de acesso condicionado (CAS, na sigla em inglês) e gerenciamento de direitos digitais (DRM) vêm de companhias com soluções fim a fim. As maiores do mercado são a Cisco/NDS, Nagra, Microsoft, Motorola Home e Rovi, que juntas representam 70% de participação no setor. A previsão da ABI é de que o mercado de middleware continue em fase de consolidação, com empresas de software e hardware se unindo para oferecer uma abordagem mais orientada a serviços.
Tanto é que os rumores de aquisição do Mediaroom (plataforma utilizada pela solução de IPTV da Telefônica/Vivo e da Oi no Brasil) por parte da Ericsson só ganham força. A companhia sueca anunciou na quinta-feira a criação da divisão de Serviços de Transmissão (Broadcast Services), que aproveita a aquisição da Technicolor no ano passado para criar um portfólio de serviços para "a nova geração de TV anywhere".
A Ericsson deverá ainda anunciar neste final de semana durante a NAB Show 2013 em Las Vegas, EUA, um contrato com uma rede de TV paga (cabo e DTH) dos Estados Unidos para gerenciar serviços de playout nos países nórdicos e uma solução ponta a ponta para TV ao vivo e catchu-up TV. Não há nada oficial em relação a uma possível transação com a Microsoft, mas não seria de se estranhar uma movimentação da empresa nesta direção.