A Oi anunciou que 74% das páginas dos clientes corporativos aderiram ao sistema de e-billing, em que a fatura é entregue de forma digital para o cliente. O índice representa um crescimento de 70% no uso desse formato.
A troca do modelo de fatura em papel pela eletrônica é uma das medidas da operadora para enxugar custos ao longo da recuperação judicial em curso, e também visa a melhoria na experiência dos clientes. O e-billing corporativo foi adotado depois de experiências positivas no varejo, e desde então 39 mil empresas adotaram a fatura digital.
De acordo com o gerente de Ciclo de Receita da Oi, Alexandre Manela, no cenário atual das telecomunicações, a adoção do Eletronic Bill Presentment (EBP) foi um passo fundamental para apresentação de um conjunto de novos serviços de valor agregado na emissão e apresentação de faturas ao segmento.
A solução não precisou alterar o processo de billing utilizado pela operadora. De acordo com o CEO da tecnológica portuguesa, Rui Fontoura, a tecnologia potencializou a redução dos custos e o tempo associado ao ciclo de vida da faturação.
O EBP permite às operadoras gerenciar a inscrição dos clientes, com base em mecanismos simples de registro ou convite, de acordo com sua própria estratégia pré definida. Utiliza um único canal para apresentar documentos e informações complementares, em vários formatos, independentemente do segmento de clientes corporativos das telcos, suportados por uma solução centralizada.
O faturamento e os dados do cliente são transformados em relatórios com valiosas informações comerciais, que podem ser utilizadas para apoiar análises e tomada de decisões. Painéis de alta compreensão, alavancando a abordagem de análise, fornecem às telcos os recursos para monitorar e controlar o negócio.