A Oracle reconhece que saiu atrasada na disputa pelo concorrido mercado de serviços de nuvem corporativa, mas agora está pronta para das uma virada nessa situação, ao oferecer o Alloy, uma plataforma de infraestrutura de nuvem completa que permite que os clientes e parceiros se tornem provedores de nuvem e ofereçam uma linha completa de serviços de nuvem para expandir seus negócios.
A informação é de Mike Sicilia, vice-presidente executivo da Oracle, que participou nessa quinta-feira,4, do Oracle CloudWorld Tour, acrescentando que essa condição permitiu criar uma estratégia com bases nas melhores práticas de mercado.
Com Alloy, a Oracle se propõe a administrar a infraestrutura de TI do cliente, de forma automatizada, proporcionada economia de custos, gerenciar melhor a nuvem, mantendo os dados seguros e dentro da organização, pois cada vez mais cresce o conceito de nuvem soberana, não só na área pública como privada e atender melhor aos requisitos regulatórios.
"Esse modelo de negócios, permite ao cliente estender sua capacidade de infraestrutura para gerar receitas à própria organização", disse Luiz Meisler, Vice-Presidente Executivo da Oracle para a América Latina, citando como exemplo a Nomura, uma instituição financeira que desenvolveu aplicativos na nuvem que são comercializados para 70% das empresas do mercado de capitais do Japão explorando esse modelo de negócio. "É um modelo white label, onde a Oracle entra com operação, infraestrutura, billing e o cliente usa sua própria marca".
Inteligência Artificial
Como não poderia deixar de ser, o tema da Inteligência Artificial esteve presente tem todas apresentações e conversas nos corredores do Oracle CloudWorld Tour, que aconteceu no WTC em São Paulo.
Mas nesse mercado a Oracle pretende ficar na liderança, como uma estratégia direcionada para "embedar" IA Generativa em todos seus aplicativos da suíte Oracle Fusion Cloud Application, liberando cada 90 dias novas funcionalidades e implementações.
Para os clientes que desejarem desenvolver seus aplicativos próprio, a Oracle fornece a plataforma, sem uma preferência por qualquer aplicativo de IA do mercado. O desenvolver pode usar programas low code, como Apex, linguagens LLM e banco de dados de Oracle, mantendo os dados dentro da organização, com toda a segurança, evitando qualquer risco de contaminação com dados de cloud pública.
O usuário poderá contratar a plataforma "IA Como Serviço", que a Oracle oferece em parceria com a Nvidia para acelerar o desenvolvimento. "Tudo em IA Generativa está fase de teste, mas a Oracle com a combinação de Nuvem e IA a Oracle vai disputar a liderança de mercado", enfatiza Meisler.