TIM reduz o prejuízo, amplia a base e ganha rentabilidade

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A Tim Participações S.A ? holding da TIM Celular S.A., TIM Sul S.A. e da TIM Nordeste Telecomunicações S.A ? anunciou hoje, 5/5, um aumento de receita líquida de 17,6% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 2.132 milhões.

A base de assinantes também apresentou um considerável crescimento de 43,5%, atingindo 21 milhões de clientes. E, apesar de ter registrado prejuízo, ele foi 34,5% menor que os primeiros três meses do ano passado, reflexo da redução de custos e o aumento de 21% na receita de serviços.

A margem Ebtida de 24% conseguida no trimestre ficou acima das expectativas do mercado, o que na opinião do presidente da companhia Mario César Araújo, indica a trajetória da Tim ?rumo ao ponto de equilíbrio?.

A inadimplência se manteve estável, representando 3,1% da receita bruta total. A empresa também obteve uma redução de 21,1 % no custo de aquisição de clientes (SAC), que no primeiro trimestre foi de 150 reais. O Arpu (receita média por usuário em Inglês) teve queda de 10%, mas ainda é o maior do mercado, R$ 30. ?O mês de fevereiro teve muito feriado, o que reduziu o tráfego.

Além disso, a campanha de Natal teve minutos grátis em janeiro. Mas a queda era esperada?, diz Araujo. O presidente destaca também que a Tim tem como prioridade aumentar sua presença no segmento corporativo, que é mais rentável. No mercado de pequenas e médias empresas, segundo ele, a companhia tem 30% de participação do mercado.

Araujo não comenta a estratégia da concorrência (referindo-se a prática de subsídios de aparelhos, mantida pela Claro), mas afirma que pretende obter um ?crescimento com valor?. ?Para nós o segundo lugar em número de clientes é interessante, porque em receita somos os primeiros e o EBTIDA é o maior do mercado. Queremos que a empresa seja financeiramente saudável,? afirma.

VU-M

O presidente da TIM também criticou a decisão da Anatel de contratar duas consultorias para definirem o valor da VU-M (tarifa de uso das redes móveis). ?A agência disse que a escolha das consultorias foi em comum acordo entre as fixas e móveis, o que não ocorreu?.

Além disso, o executivo também criticou a proposta de incluir a modulação horária no anexo do regulamento de interconexão. ?Isso tem de ser discutido. É mais uma mudança de regra contratual. Essas decisões podem afastar os investidores e reduzir a receita das móveis?, afirma.

Tela Viva Móvel
A TIM fará apresentará um dos seus principais lançamentos no segmento de serviço de valor agregado (SVA) na 5º Edição do Tela Viva Móvel que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca nos dias 9 e 10 de maio.

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