Lucro da ABnote cresce 27,1% e atinge R$ 21,6 mi no trimestre

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A American Banknote (ABnote), fornecedora de soluções para cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos, encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 21,6 milhões, expansão de 27,1% ante igual período do ano passado. A receita líquida da companhia saltou de R$ 132,6 milhões para R$ 181,3 milhões na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2008 e de 2009, uma variação de 36,7%. Segundo a empresa, o aumento da receita foi impulsionado pela aquisição da Interprint, concluída em maio do ano passado, e pelo crescimento das divisões de serviços gráficos e de sistemas de identificação.
A participação do segmento de serviços gráficos na receita líquida saltou de 32,4% no primeiro trimestre de 2008 para 41,1% entre janeiro e março deste ano. A divisão de sistemas de identificação foi responsável por 27,5% da receita líquida total no primeiro trimestre do ano, enquanto a de cartões respondeu por 31,4%.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 40,2 milhões no trimestre, ante R$ 34,1 milhões obtidos no mesmo intervalo de 2008, um crescimento de 17,9%.
A divisão de cartões da ABnote é composta por três categorias: cartões magnéticos, compostos por cartões de débito, crédito, private label e cartões comerciais em geral; cartões indutivos, utilizados em telefones públicos; e cartões inteligentes (smartcards) que englobam cartões financeiros com chip, SIM cards para telefonia móvel e cartões sem contato (contactless), que dispõem de chip e antena embutidos e são utilizados em transportes públicos e controle de acesso.
A receita líquida dessa divisão atingiu R$ 56,9 milhões no trimestre, um incremento de 2,5% na comparação com a receita obtida nos três primeiros meses de 2008. Em fevereiro e março, a ABnote assinou contratos para fornecimento de smartcards para os bancos HSBC, Safra e Unibanco. Até o fim do ano, os novos contratos prevêem produção de aproximadamente 1,6 milhão de cartões e geração de receita estimada de R$ 7,2 milhões.
A divisão de sistemas de identificação registrou receita líquida de R$ 49,8 milhões, um aumento de 46% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, graças ao crescimento orgânico do volume de documentos emitidos e à consolidação da Interprint. Já a divisão operacional de serviços gráficos obteve receita líquida 73,5% superior no trimestre em comparação com o mesmo período de 2008, totalizando R$ 74,6 milhões.

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