Quase 70% das empresas brasileiras já adotam 'TI verde'

0

Cerca de 50% das companhias em todo o mundo já implantaram algum tipo de medição de consumo de energia para infraestruturas de TI, e o Brasil, com índice de 66%, é um dos países nos quais as empresas demonstram maior preocupação com o gasto de eletricidade, segundo um estudo realizado pela IBM.
De acordo com o relatório, mais de 70% das empresas brasileiras planejam ou já realizaram atividades para reduzir o impacto ambiental causado por sua cadeia de suprimentos, produtos e serviços.
O documento destaca ainda que o Brasil é uma das regiões com maior número de projetos de virtualização de servidores, sendo que mais de 65% das companhias nacionais já completaram ou estão em processo de implantação dessa solução, que aumenta a eficiência energética e, consequentemente, diminui custos.
Nos demais países pesquisados, o estudo aponta que cerca de dois terços da empresas afirmaram que, nos próximos 12 meses, pretendem incluir a tecnologia de virtualização em seus servidores e consolidar seus sistemas de armazenamento.
O estudo também aponta que 56% das companhias pesquisadas já completaram ou estão em fase de implementação de programas de reciclagem de hardware obsoleto. Além disso, cerca de 23% dos departamentos de tecnologia relataram planos para adoção de reciclagem dentro dos próximos 12 meses. Na Índia, aproximadamente 63% de empresas do setor de TI optaram pelo recondicionamento de seus servidores para melhorar a eficiência de energia. O cenário brasileiro é muito parecido: 60% das companhias também implantaram essa prática.
O relatório da IBM traz um outro dado importante: o de que o trabalho à distância já deixou de ser uma tendência para se tornar realidade em vários países. Entre 50% e 60% das empresas norte-americanas, britânicas, indianas e brasileiras, por exemplo, já operam com funcionários trabalhando em casa, conectados a redes virtuais.
Além disso, iniciativas que buscam a redução de viagens também estão recebendo mais atenção em regiões com dimensões geográficas maiores, como Brasil e Canadá. Segundo o estudo, nesses países, mais de 30% das empresas utilizam ferramentas de colaboração, como conferência remota, para definirem estratégias ou fecharem negócios.
A pesquisa revelou ainda que o controle de custos é o principal fator para adoção de iniciativas de TI verde. O objetivo inicial das organizações é alcançado ou até mesmo excedido em 65% de todas as implantações desses projetos. As razões mais citadas pelas empreas foram: a diminuição do uso de energia, o aumento de funcionalidades para os negócios, a redução de investimentos ou gastos operacionais futuros, além do atendimento às demandas dos clientes e às normas governamentais.
Para o estudo, a IBM ouviu mais de mil executivos de TI que atuam em companhias que possuem entre cem e mil funcionários, em 12 países – Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Japão, Noruega, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.