BRQ conquista certificação CMMI 5

0

A fornecedora de serviços de TI BRQ acaba de anunciar a conquista do nível 5 da certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration). Ela abrange as unidades de serviços da companhia em São Paulo e no Rio de Janeiro, que possuem cerca de 500 profissionais da área técnica e inclui processos de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Neste ano, as duas unidades devem representar cerca de 70% do faturamento da empresa.

Para se adequar ao padrão mais alto do CMMI foram realizados investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão em treinamentos e adequação de processos. A avaliação foi concluída por meio da indiana Trimentus Technologies, empresa homologada pelo Software Engineering Institute (SEI), da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh (EUA), que criou o modelo de maturidade.

A certificação abre a possibilidade para a companhia participar de concorrências maiores. ?Com a adoção das práticas do nível de maturidade 5 do CMMI, a BRQ formalizou ainda mais seus processos, garantindo que estão definidos, estáveis, padronizados, suportando os técnicos e a gerência de projetos de forma eficaz e com foco em resultados, equilibrando documentação eficiente com produtividade?, afirma Benjamin Quadros, presidente da BRQ.

Segundo o executivo, com o monitoramento de projetos através de métricas é possível acompanhar em detalhes o seu desempenho, controlando variação de prazo, variação de esforço, variação financeira e a satisfação do cliente em relação ao desenvolvimento do projeto. Dessa forma, é possível manter a qualidade do produto e serviço evitando sustos desnecessários ao longo do projeto. ?Durante a vida de um projeto, problemas devem ser analisados, ações devem ser definidas e melhorias implementadas, gerando um ciclo virtuoso de melhoria contínua, visando a qualidade e a produtividade. Por isso o CMMI 5 é chamado de optmizing?, comenta Quadros.

A recente recertificação da ISO 9001 e a utilização das metodologias do RUP (Rational Unified Process) e PMBok (do Project Management Institute) contribuíram para a aceleração do processo de certificação nível 5 do CMMI na BRQ. ?Nosso objetivo é otimizar cada vez mais os processos de desenvolvimento de software, provando ao mercado que a companhia está alinhada com padrões internacionais de qualidade. O escopo do CMMI 5 abrange todos os processos de serviços da BRQ, um investimento maior, mas que no entanto garante resultados mais consistentes à companhia?, explica Guilherme Muller, diretor de serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.