A fornecedora de serviços de TI BRQ acaba de anunciar a conquista do nível 5 da certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration). Ela abrange as unidades de serviços da companhia em São Paulo e no Rio de Janeiro, que possuem cerca de 500 profissionais da área técnica e inclui processos de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Neste ano, as duas unidades devem representar cerca de 70% do faturamento da empresa.
Para se adequar ao padrão mais alto do CMMI foram realizados investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão em treinamentos e adequação de processos. A avaliação foi concluída por meio da indiana Trimentus Technologies, empresa homologada pelo Software Engineering Institute (SEI), da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh (EUA), que criou o modelo de maturidade.
A certificação abre a possibilidade para a companhia participar de concorrências maiores. ?Com a adoção das práticas do nível de maturidade 5 do CMMI, a BRQ formalizou ainda mais seus processos, garantindo que estão definidos, estáveis, padronizados, suportando os técnicos e a gerência de projetos de forma eficaz e com foco em resultados, equilibrando documentação eficiente com produtividade?, afirma Benjamin Quadros, presidente da BRQ.
Segundo o executivo, com o monitoramento de projetos através de métricas é possível acompanhar em detalhes o seu desempenho, controlando variação de prazo, variação de esforço, variação financeira e a satisfação do cliente em relação ao desenvolvimento do projeto. Dessa forma, é possível manter a qualidade do produto e serviço evitando sustos desnecessários ao longo do projeto. ?Durante a vida de um projeto, problemas devem ser analisados, ações devem ser definidas e melhorias implementadas, gerando um ciclo virtuoso de melhoria contínua, visando a qualidade e a produtividade. Por isso o CMMI 5 é chamado de optmizing?, comenta Quadros.
A recente recertificação da ISO 9001 e a utilização das metodologias do RUP (Rational Unified Process) e PMBok (do Project Management Institute) contribuíram para a aceleração do processo de certificação nível 5 do CMMI na BRQ. ?Nosso objetivo é otimizar cada vez mais os processos de desenvolvimento de software, provando ao mercado que a companhia está alinhada com padrões internacionais de qualidade. O escopo do CMMI 5 abrange todos os processos de serviços da BRQ, um investimento maior, mas que no entanto garante resultados mais consistentes à companhia?, explica Guilherme Muller, diretor de serviços.