Unisys aposta em BPO para o segmento financeiro

0

A Unisys aproveita a experiência que adquiriu nos Estados Unidos e Reino Unido com a prestação de serviços de BPO (Terceirização dos Processos de Negócios) no setor financeiro para ganhar participação nesse segmento no Brasil. Um dos serviços que empresa acredita que os bancos vão terceirizar é o processamento de documentos e cheques.

Edson Gissoni, diretor comercial da Unisys Brasil, observa que a prestação de BPO nesta área ainda é embrionária no País, mas será a próxima área que os bancos olharão depois da terceirização da infra-estrutura de TI, suporte técnico e gerenciamento dos caixas eletrônicos.

Após o encerramento do atendimento ao público, os cheques percorrem todo um caminho até os pagamentos entrarem nas contas dos destinatários. No final do dia, eles são recolhidos, classificados e transportados fisicamente para a câmara de compensação, onde são trocados entre os bancos para depois serem pagos.

Gissoni observa que a maior parte desse trabalho ainda é feito pelas próprias instituições, mas que algumas já estão repassando para terceiros.

Por ser sócia dos bancos Lloyds Bank, Barclays e HSB, o executivo diz que a Unisys adquiriu know-how na prestação de serviços para o setor financeiro. A empresa já faz processamento de cheques e documentos em alguns países e vai disputar clientela no Brasil.

Processamento de pagamento

Outra área que a Unisys está olhando é a de prestação de serviços em pontos de venda em que o banco não está presente. Gissoni cita o exemplo de uma imobiliária, que vende o imóvel e que pode ter no local um agente terceirizado para fazer a análise de crédito do cliente junto a um banco.

O processamento de pagamento em terminais de auto-atendimento de bancos dentro de padaria, farmácias é uma outra tendência apontada pelo executivo da Unisys. Hoje casas lotéricas e supermercados já recebem pagamento de contas de água, luz e telefone. São nichos que a Unisys acredita que há oportunidades para explorar no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.