A Hitachi Data Systems espera contribuir para a redução do impacto ambiental da indústria de TI em todo o mundo e ressalta que empresas podem ter reduções de custos acima de R$1 milhão, em cada 9 terabytes de armazenamento de dados, em um curto período de tempo.
Segundo a empresa, ?emissões de carbono, desperdício tóxico e altas contas de energia são problemas associados geralmente com empresas de manufatura, mas o setor de TI também está atento a desenvolver soluções ?verdes?.
Ela explica que por volta de 55% da informação armazenada, em sistemas de pequenas e médias empresas (SMBs), é irrelevante porque nunca é utilizada ou é, simplesmente, uma copia de uma informação existente. ?Os e-mails são um ótimo exemplo deste fato. Se você enviar um e-mail com anexo em cópia para quatro colegas de trabalho, você terá cinco versões daquele armazenamento no servidor?, o que segundo a Hitachi pode ser resolvido com serviços de consolidação de dados, que automaticamente eliminam este tipo de repetição, evitando a desnecessária compra de armazenamento extra e custos associados.
Fornecedores de TI
O superintendente executivo da área de compras do Bradesco, Paulo Santos, detalhou durante o 3º Encontro de Fornecedores, realizado no final do mês, o processo seletivo de fornecedores de produtos e serviços aos 250 participantes do evento,do qual participaram empresas de desenvolvimento de sistemas, consultorias, fornecedores de tecnologia, telecomunicações, entre outros.
De acordo com ele, o Bradesco prioriza a escolha de seus fornecedores com base em práticas eficientes e inovadoras, princípios éticos e sócio-ambientais. O critério foi inserido na avaliação em janeiro de 2003, com peso de 5%, mas o tema cresceu em importância dentro da organização e, em fevereiro de 2006, passou para 15%.
Seminário
Esses assuntos fazem parte de temário do Infra- 2007 ? 1º Seminário de Infra-Estrutura, Consolidação e Gerenciamento, que acontece daí 19 de junho, em São Paulo, organizado pela TI Inside e Converge Comunicações, com palestras que irão abranger questão da redução do consumo de energia, redução da complexidade e TI, consolidação e automação de data centers, virtualização, blade; etc; além de experiências de grandes empresas usuárias, como CPTM, Dasa, Sebrae-Nacional.
A HP vai mostrar seu próprio case, uma das maiores consolidação de TI, onde 85 data centers foram englobados em apenas seis, reduzindo o número de aplicações, integrando os datamarts em um único data-warehouse, gerando uma economia de cerca de 1 bilhão de dólares em gastos de TI nos próximos anos.
Mais informações no site www.convergeeventos.com.br