Justiça considera ilegal decreto que criou certificação digital em Florianópolis

0

A Justiça Federal declarou ilegal o decreto municipal que instituiu a nota fiscal eletrônica para fins de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) no município de Florianópolis e criou o Sistema de Autorização de Documentos Fiscais Eletrônicos. A decisão foi tomada, no fim de maio, na análise de mérito do mandado de segurança impetrado em abril pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) contra a prefeitura.

A ação movida pelo ITI, em março, baseou-se no fato de que a prefeitura criou uma autoridade certificadora autônoma, em desconformidade com as normas da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Na ocasião, o pedido de liminar foi indeferido pela Justiça Federal de Santa Catarina.

Antes da decisão de mérito, relativa à ação principal, o ITI entrou com pedido, ainda em abril, para suspender os efeitos do decreto de Florianópolis no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. O TRF considerou o pedido procedente e, com isso, o decreto já estava com seus efeitos suspensos. Ainda cabe recurso da Prefeitura de Florianópolis no âmbito do mandado de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.