Mercado e marco regulatório são essenciais para o país atrair centros de P&D, diz estudo

0

Tamanho do mercado local, existência de mão-de-obra qualificada a custos competitivos, boa infra-estrutura, políticas de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação e ambiente regulatório adequado e eficiente são os principais atrativos que levam grandes multinacionais a instalarem seus centros de P&D em um determinado país.

Estas são as conclusões do trabalho realizado pelo comitê temático ?Atratividade do Brasil para centros de P&D mundiais?, um dos quatro criados e coordenados pela Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimeno das Empresas Inovadoras) para discutir temas específicos relacionados à inovação tecnológica. O estudo foi apresentado na 7ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que termina nesta quarta-feira (6/6) em Salvador (BA).

Durante um ano esse comitê realizou reuniões mensais, com a participação de 14 empresas e instituições de pesquisa. ?Entre seus objetivos, estava analisar as condições existentes para o Brasil atrair centros de P&D mundiais no curto prazo?, explicou Jefferson Pellissari, da Siemens, que apresentou os resultados do trabalho do comitê. ?Também estava entre suas metas auxiliar no projeto que está sendo desenvolvido em parceria pela Anpei e pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e que visa a otimização das ações, a troca de informações sobre as experiências nessa área e a apresentação de recomendações para o Brasil atrair centros de P&D no médio e longo prazo.?

Além de identificar os fatores que atraem os centros de P&D, o comitê verificou aqueles que entravam essas atividades no Brasil. Entre eles, os principais são mercado estagnado, poucos investimentos de longo prazo, legislação complexa, limitação de recursos humanos, custo semelhante ou superior ao dos países concorrentes, burocracia e falta de cooperação entre as instituições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.