A Embratel planeja o lançamento de serviços com a tecnologia WiMAX em São Paulo ainda neste mês de junho. A implantação da rede também será finalizada no Espírito Santo, Fortaleza e Manaus que terão lançamentos em breve.
Segundo o presidente da operadora, José Formoso Martinez, a oferta vai alcançar 12 cidades agora, e 61 até 2011, com serviços de banda larga para as pequenas e médias empresas. A empresa não descarta serviços para usuários residenciais "quando houver o barateamento do terminal que deve acontecer até o ano que vem", disse o executivo que participou nesta quinta-feira (5/6) do Painel Executivo, durante o 52º Telebrasil, evento que vai até sábado, na Costa do Sauípe, na Bahia.
Outra aposta da Embratel é no Livre, sistema de telefonia fixa sem fio que conta com 2 milhões de assinantes em 100 cidades. "Esperamos terminar 2008 com 3 milhões de clientes", disse Martinez. Para atingir esses números a empresa começou no ano passado a modernizar a rede com novos equipamentos da Nortel e Huawei, investindo na qualidade de voz. A nova infra-estrutura também vai integrar oferta de banda larga, hoje restrita a 5 mil clientes.
Enquanto o Livre está posicionado para as classes C e D, o Net Fone continua crescendo nas classes A e B, onde a TV a cabo da Net está presente. Hoje o Net Fone tem 700 mil assinantes. Voltado para clientes residenciais e pequenas e médias empresas, o serviço será ampliado para o mercado corporativo (fora da área da Net) com o WiMAX.
DTH
O serviço de TV paga com tecnologia DTH está previsto para ser lançado pela Embratel em 2009, posicionado ao segmento de baixa renda. Segundo Martinez, as classes C e D não são endereçadas hoje pela TV por assinatura e é um mercado com muita demanda.
BrOi
Sobre a fusão da Oi com a BrT, Martinez destacou que a Embratel já concorre com as duas empresas. "Esperamos que as mudanças nas regras não afetem a política de competição", afirmou o executivo.