Nem o mercado de publicidade na web saiu ileso da atual crise financeira mundial. Os gastos com anúncios na internet totalizaram US$ 5,5 bilhões no primeiro trimestre deste ano nos Estados Unidos, cifra 5% inferior ao resultado do mesmo período de 2008, segundo pesquisa do Interactive Advertising Bureaux (IAB) e da PriceWaterhouseCoopers.
Essa é a primeira vez em sete anos que o setor registra um decréscimo na comparação anual. De acordo com as consultorias, a internet ainda continua aumentando sua participação no total dos gastos com publicidade, já que cada vez mais as empresas migram para esse tipo de mídia.
Porém, as previsões do próprio setor de que o crescimento seria constante e ininterrupto se provaram estar erradas, pois a queda no primeiro trimestre deste ano vem após um crescimento de 11% registrado no primeiro trimestre de 2008.
Randall Rosenberg, presidente do IAB, acredita que os resultados são prova de que a publicidade on-line não é imune aos movimentos da economia mundial, mas também alerta que cada vez mais os consumidores têm gastado mais em mídias interativas. Ele acredita que a receita do setor voltará a crescer assim que a economia americana se estabilizar.
- Efeito da crise