A busca mantém o posto de maior gerador de retorno (ROI) para os anunciantes na internet, mas as plataformas móveis e redes sociais avançam nesse terreno.
A informação é do relatório Adobe Digital Index, que avaliou a indústria de publicidade digital nos Estados Unidos e Reino Unido durante o primeiro trimestre de 2012.
O relatório aponta que as aplicações direcionadas ao Facebook cresceram 93% ao ano, e agora representam entre 3% e 5% das despesas com busca. Isso, segundo os pesquisadores, reflete a força das redes sociais como canal de publicidade digital emergente.
No âmbito das plataformas móveis, os investimentos atingiram 8% do total investido em buscas nos Estados Unidos, e 11% no Reino Unido. Sozinhos, os tablets representam 4% das aplicações totais em buscas nos Estados Unidos.
Os dados da pesquisa indicam que o tráfego em dispositivos móveis, especificamente em tablets, aumentou quatro vezes em termos anuais, e, como consequência, os investimentos em busca nesses dispositivos cresceram 250% no ano.
A pesquisa também constata que os dispositivos móveis são o canal de menor custo, e que contribuíram para redução de 5% ao ano do preço por clique (CPC) do Google. Por outro lado, o CPC do Bing/Yahoo aumentou 18% ao ano.
"Com a emergência dos tablets, os dispositivos móveis criam uma nova oportunidade para investimentos em busca, com ganhos gerais de eficiência, ao menos em curto prazo", diz David Karnstedt, vice-presidente e gerente geral da unidade de digital marketing da Adobe.