O Banco Sofisa se tornou o primeiro banco privado do país a ser credenciado para atuar como agente financeiro da Finep, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A agência disponibiliza crédito, por meio de outras instituições financeiras, para investimentos em inovações tecnológicas.
A primeira linha de crédito financiada pelo Sofisa foi a Aquisição Inovadora, que visa financiar a compra de equipamentos de telecomunicação. O acordo foi fechado no último dia 22 de maio. Vale destacar que o banco é credenciado para atuar em todas as linhas disponibilizadas pela Finep e a meta é superar R$ 100 milhões em operações até o fim deste ano.
Os clientes que tomarem crédito terão taxas de juros entre 6% a 10% ao ano, a depender do produto disponibilizado.
Luiz Frazatto, superintendente executivo de inteligência comercial do Banco Sofisa, destaca o apoio aos empresários do país. "Acreditamos na capacidade de empreendedorismo do brasileiro. Nessa jornada buscamos soluções financeiras inovadoras para auxiliar no desenvolvimento de suas empresas e do país. As linhas da Finep, além de terem um custo extremamente acessível e isenção de IOF, permitem ao empresário investir em tecnologia, otimizar sua capacidade produtiva e gerar empregos. Estas linhas têm nosso DNA porque sempre investimos muito em tecnologia", afirma Frazatto.
O banco também pretende financiar empresas de outros setores, além da telecomunicação, por meio da Finep. "Enxergamos muitas oportunidades nas linhas destinadas à aquisição de equipamentos hospitalares e energia, e nas linhas de desenvolvimento de tecnologia como Inovacred e Inovacred 4.0. Estamos muito felizes em desembolsar o primeiro financiamento via Finep Inovacred por um banco privado e continuar apoiando nossos clientes em sua jornada de empreendedorismo e sucesso", completa o executivo.
Segundo Elias Ramos, diretor de Inovação da Finep, a operacionalização das linhas descentralizadas da Finep pelo Banco Sofisa é muito oportuna para fins da política de inovação. "É muito importante a ampliação dos recursos de crédito, direcionados para pequenas e médias empresas, além de essencial para garantir o aumento dos investimentos pelo setor privado e, com isso, trazer maior competitividade para a economia brasileira", afirmou Ramos. Para ele, o Banco Sofisa, com um processo digital e com potencial de atender empresas de todas as regiões do País, auxiliará muito a estratégia da Finep".