A Stone Age lançou uma nova ferramenta de biometria facial que promete permitir a validação de identidade em qualquer tipo de operação, cadastral ou transacional. Para isso basta que ele tire uma foto em qualquer canal onde seja possível obter uma selfie, e a ferramenta realizará a comparação entre a foto e uma imagem do consumidor armazenada em um banco de dados.
O Head de Soluções da Stone Age, Rodrigo Roma, explica que a companhia está oferecendo às empresas do segmento financeiro, varejo, saúde e outros setores, a facilidade para utilização desse tipo de serviço, sem a necessidade de ter que desenvolver toda a estrutura que envolve desde a parte de armazenamento do banco de dados com as imagens originais, até o desenvolvimento e manutenção do algoritmo propriamente dito, que realiza as validações.
Segundo ele, a solução também pode realizar o chamado liveness passivo, mecanismo de mapeamento facial alimentado por Inteligência Artificial que é capaz de determinar se a imagem de um rosto corresponde mesmo ao de uma pessoa real, se é apenas uma foto extraída de outra foto ou de alguém com uma máscara, por exemplo. Essa solução é considerada uma das mais avançadas ferramentas antifraude para validação de identidade, pois identifica com bastante precisão inclusive as chamadas deepfakes, um tipo de golpe cibernético que utiliza Inteligência Artificial (IA) para plotar uma face aleatória sobre a face verdadeira de alguém.